A Direção Regional do Desporto divulgou os dados referentes à demografia associativa do ano de 2020, que mostrou que existiam 22.287 atletas federados na Região, uma diminuição de 529 face ao ano de 2019. A culpa da diminuição do número de atletas é atribuída ao período pandémico que se viveu e que impossibilitou o normal desenvolvimento da atividade desportiva. A divulgação destes dados tem o objetivo de contribuir para uma melhor caraterização do desporto nos Açores, possibilitando tomadas de decisão políticas mais acertadas e informadas na área do desporto.

 

 

A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto, divulgou os dados mais recentes da demografia associativa dos Açores, os quais mostraram que, no ano de 2020, existiam 22.287 atletas federados na Região, num universo de 46 modalidades, o que representou uma diminuição no número de praticantes federados e no número de modalidades praticadas. A redução foi de 529 praticantes, em relação aos 22.816 atletas federados no ano de 2019, e deveu-se, essencialmente, ao período pandémico que se iniciou no primeiro trimestre de 2020 e que impossibilitou o normal desenvolvimento da atividade desportiva.

De acordo com os dados referentes à demografia associativa do ano passado (2020), divulgados pela Direção Regional do Desporto, competiram 15.329 atletas em masculinos (68,78%) e 6.958 em femininos (31,22%). Os escalões de formação representam a larga maioria, com 75,63% dos praticantes federados, que representa um total de 16.855 atletas. A taxa de participação absoluta (relação entre o número de praticantes federados e o número total da população) é de 9,18%, o que representa um valor muito significativo no contexto nacional. A taxa de participação desportiva potencial (calculada sobre a população residente, da faixa etária entre os 6 e 34 anos) foi de 25,11%, menor do que a registada em 2019. Por outro lado, registaram-se 1.029 treinadores em atividade federada na Região, sendo que o número total de árbitros/juízes atingiu os 1.121. Já os dirigentes federados nos Açores, em 2020, foram 1.501.

A Direção Regional do Desporto disponibiliza, no Portal do Governo dos Açores, os dados relativos à demografia associativa das épocas desportivas 2019-20 ou 2020, de acordo com o limite temporal de referência estabelecido para cada uma das modalidades. A demografia federada corresponde à sistematização, tratamento e apreciação de um conjunto de elementos caraterizadores da situação do desenvolvimento desportivo dos Açores, no contexto do desporto federado. São apresentados dados relativos aos praticantes desportivos, treinadores, árbitros e juízes, dirigentes e outros agentes, quer no global da Região, quer nas diferentes ilhas. A publicação disponibiliza ainda elementos de caraterização para cada modalidade no contexto global da sua dimensão nos Açores, apresentando os elementos no respeito pela proporção mais representativa da realidade arquipelágica, a dimensão de ilha. A metodologia de recolha utilizada passa sistematicamente pelo fornecimento dos dados por parte das diferentes estruturas associativas regionais de cada modalidade e sua aferição pelas respetivas federações.

A Direção Regional do Desporto pretende, deste modo, continuar a contribuir para uma melhor caraterização do desporto nos Açores, possibilitando tomadas de decisão, quer por parte da administração regional, quanto aos objetivos assumidos no Programa de Governo, quer por parte dos restantes intervenientes no processo de desenvolvimento desportivo.

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com