A Escola Profissional da Ribeira Grande liderou, no quadro do programa Erasmus +, um projeto financiado pela União Europeia, e na pessoa do professor Nuno Rafael Costa, uma equipa composta por quatro formandos, Bianca Medeiros, Carolina Barão, Eduardo Vieira e Jessica Furtado, dos cursos técnicos de Turismo e Termalismo, respetivamente, numa deslocação à Roménia, entre o dia 1 e 11 de abril.

A viagem teve como objetivo reforçar a interculturalidade europeia e, acima de tudo, elevar a imagem de Portugal na Europa e, em particular, a singularidade de uma região ultraperiférica, dos Açores.

A equipa realizou, no âmbito da deslocação, duas apresentações para os restantes participantes do programa, que eram oriundos da Bulgária, da Espanha, da Roménia e da Turquia, através das quais abordou a temática das migrações portuguesas e deu a conhecer o significado cultural das Romarias da Ilha de São Miguel.

Os alunos dinamizaram ainda, tal como todos os países, a chamada Notte Intercultural onde através da Literatura de Camões e Pessoa, da Música, mais especificamente do Fado, da Dança, mais concretamente do Folclore, e da Gastronomia, nomeadamente do Picado de Carne de Vaca e do Arroz Doce, mostraram o que Portugal tem de melhor.

Segundo a Escola Profissional da Ribeira Grande “a Europa está de parabéns. Mostrou-se, num curto espaço de tempo, que são mais as semelhanças do que as diferenças entre os povos; reconheceram-se que as fronteiras existem apenas na imaginação; e, acima de tudo, foram cinco nações que se encontraram umas às outras sob o espírito do companheirismo e da Humanidade”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com