A exposição “Desenhos e Caricaturas”, do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, reabre ao público em Vila Nova de Gaia, na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo. Teve início a 24 de abril e irá prolongar-se até ao dia 17 de julho.

 

 

A exposição contém uma seleção de desenhos do génio do modernismo europeu, trabalhos muito esporadicamente expostos e que refletem a importância do desenho e, particularmente, da caricatura, como processo fundador da identidade artística de Amadeo de Souza-Cardoso.

O pintor fazia parte de um complexo círculo de artistas, desenvolvendo uma grande cumplicidade artística e vivencial com Amedeo Modigliani, a quem é atribuída a obra “Caryatide”. Obra esta que faz parte da coleção da Casa-Museu Teixeira Lopes e que será exposta nesta mostra, em diálogo com desenhos de figuras femininas do pintor amarantino.

A exposição de Amadeo de Souza-Cardoso, irá estar disponível ao público até 17 de julho de 2021, na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo. A mostra pode ser visitada de terça a sexta das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 12h30. Encerra no dia 1 de maio.

Tal como as anteriores exposições efetuadas nas Galerias Diogo de Macedo, “Desenhos e Caricaturas” esta será complementada por uma edição de um livro catálogo, que contará com os seus contributos da curadoria e da investigadora Leonor de Oliveira.

No decorrer da exposição, haverá algumas atividades, nomeadamente a realização de visitas comentadas, nos dias 8, 15 e 29 de maio, às 11h.

Oriundo de uma parceria promovida pelo Município de Gaia com o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante) e com o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, esta mostra surge no seguimento de uma estratégia de dinamização cultural, levando até à cidade de Gaia a obra dos grandes das artes, como por exemplo Cruzeiro Seixas, Paula Rego ou Vieira da Silva, entre outros.

A investigadora Catarina Alfaro, especialista na vida e obra de Amadeo, assume a curadoria de “Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso”, com o intuito de ajudar os visitantes a entender o percurso de um artista que não via a diferença entre as variadas técnicas utilizadas e para quem o desenho e a caricatura de retrato foram sempre o meio por excelência para a observação social e a incansável experimentação que caracterizou a sua carreira. Um núcleo de desenhos, onde se incorporam alguns originais do catálogo XX Dessins, estará presente na Sala Aureliano Lima das Galerias Diogo de Macedo, enquanto a Sala Branca se dedica à biografia e à atividade de caricaturista. Na Sala Negra, haverá lugar com a projeção de um documentário, denominado “Amadeo de Souza Cardoso – Le Dernier secret de l’art moderne” de Christophe Fonseca.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com