O Almada Forum, centro comercial propriedade da MERLIN Properties, celebrou, em parceria com a Câmara Municipal de Almada, o Dia Internacional do Idoso com uma exposição fotográfica, em exibição de 5 a 15 de outubro.
A exposição “Eu Sou Velho e Então…” tem como objetivo sensibilizar os visitantes para a importância das questões do envelhecimento e para a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. Como forma de promoção da autoestima das pessoas idosas e para a valorização da sua imagem na sociedade, a talentosa fotógrafa Marta Poppe, retrata idosos no seu dia a dia e toda a história por trás das rugas que acompanham milhares de momentos já vividos.
Passando a mensagem de que a idade não é impedimento para nada, pretende-se criar um caminho para a equidade e valorização da pessoa idosa. É altura de continuar a sonhar, aprender, viajar, descansar e tudo o resto que se desejar – “Agora, sou velho e vivi, olho para trás e tenho passado, olho para a frente e quero o futuro!”.
Esta exposição surge no âmbito das comemorações do Mês da Pessoa Idosa, que conta com várias atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal de Almada e pelo Grupo Concelhio para a Pessoa Idosa de Almada (GCIA), que visam tornar Almada um concelho adaptado ao exercício dos direitos das pessoas idosas.
Em declarações ao jornal AUDIÊNCIA, a fotógrafa, Marta Poppe disse: “Acho que a nossa sociedade dá pouca importância aos nossos idosos, esquecendo-se de que todos vamos lá chegar um dia. Com este trabalho pretendo mostrar que ser “velho” não significa que se perca a dignidade e a alegria de viver. Foi muito gratificante dar a importância merecida a estas pessoas, e ver como estavam felizes por participar no projeto.”