A Freguesia do Oliveira do Douro realizou a Festa de S. Tiago, com um programa diversificado que cativou todos Oliveirenses e Gaienses, um dos pontos altos foi sem dúvida no sábado dia 20 pelas 17h00 a subida do Arco, uma tradição muito antiga, que ainda nos dias de hoje tentam cumprir. Os jovens e os moradores do lugar enfeitam o Arco com flores e laranjas como é muito grande só se consegue elevar com cordas e estacas e esse ritual só foi feito com a chegada da Banda Musical de Avintes, o Arco ficou colocado perto da Capelinha de S. Tiago.

   A origem desta tradição ninguém sabe ao certo a explicar mas a voz popular diz que nasceu pelo pagamento de uma promessa, no entanto em criança ia sempre com o meu Pai assistir à subida do Arco e o que mais gostava era escutar atuação das Bandas de Música e quando ia visitar a Capelinha para colocar uma pequena ajuda para ao andores o Senhor  que estava sempre junto aos andores oferecia –me uma pagela com a imagem  de S. Tiago e dava-me um baguinho de uva que eu agradecia muito feliz, porque como  diz a voz  do Povo; “S. Tiago pinta o bago”.

  No dia 21 de julho pelas 17h00 realizou – se  a majestosa procissão de S. Tiago por sinal muito bem organizada e muito bonita. Na frente como manda a tradição dois lindos cavalos com os seus cavaleiros vestidos a rigor; de seguida a Fanfarra  Alameda de São João de Oliveira do Douro; agrupamento de Escuteiros ( 210 ) de Oliveira do Douro; as lanternas, e os estandartes do Sagrado Coração de Jesus; Santa Ana ; Sagrado Coração de Maria; Santa Eulália ;São Tiago depois alguns “ Anjinhos “ embora poucos; o andor do Menino Jesus; São Domingos; Santa Rita ; Sagrado Coração de Maria ; Santa Eulália e no final o andor de São Tiago todos eles enfeitados com muito gosto.

  A procissão foi presidida pelo Pároco da Freguesia Padre António Teixeira que seguia debaixo do Pálio ; junto estava presente o Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia Dr º Eduardo Vítor Rodrigues e o Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro Dário Soares Freitas com a sua esposa e mais elementos do Executivo.

  Na procissão também esteve presente A Banda Musical de Avintes e a Banda Marcial do Vale a finalizar muitos Oliveirenses que fizeram questão de participar em tão lindo momento religioso.

  A Freguesia de Oliveira do Douro e a Comissão de Festas de S. Tiago estão de parabéns pelo programa que apresentaram e pelo gosto em  dar continuidade a uma tradição popular que dignifica a Freguesia e dá a conhecer os costumes e a História da Freguesia e do Lugar de S. Tiago.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com