No dia 23 de agosto, o Lugar de São Lourenço de Vilar de Andorinho começou os festejos em honra de São Lourenço; pelas 20h00 esteve atuar “ Grupos de Dança; Academia Sénior de Vilar de Andorinho e o Rancho Folclórico do Divino Salvador. Pelas 22h00 um “ Mar” de gente assistiu a um belíssimo espetáculo por Tino de Rans e Fernando Rocha a finalizar as atuações da noite.

  No dia 24( sábado ) pelas 15h00 os Vilarenses e  todos os que assistiram foram surpreendidos pela novidade no programa festivo uma corrida de cavalos que encantou os presentes, foi vencedor o cavaleiro Carlos a montar a égua Happy; uma corrida bem disputada numa competição saudável e muito divertida.

No final do dia esteve presente em São Lourenço o cantor Augusto Canário que entusiasmou todo o público.

  No dia 25 de agosto pelas 11h00 foi celebrada uma missa campal; pelas 15 h00 atuação do Grupo de Zés Pereiras de Antas de Esposende que surpreendeu com a sua brilhante atuação, muito bem acolhidos pelos Vilarenses. Pelas 16h00 recitação do terço na capelinha de São Lourenço e de seguida a lindíssima procissão.

   A iniciar o cortejo religioso o Grupo de Zés Pereiras; de seguida cruz e as lanternas; logo atrás o estandarte do Apostolado de Oração a celebrar o seu centenário na freguesia; Sagrado Coração de Maria; Nossa Senhora de Fátima; São João da Serra; São Lourenço. Elementos do Agrupamento de Escuteiros de Vilar de Andorinho ( 986 ) com a sua respetiva bandeira; em primeiro lugar o andor do Divino Salvador Padroeiro da Freguesia levado aos ombros pelos elementos do Rancho do Divino Salvador; Nossa Senhora do Rosário; São João da Serra; Nossa Senhora Mãe dos Cristãos; Sagrada Família; Nossa Senhora da Paz; Santa Luzia; Santa Rita ; Santo António; Nossa Senhora de Fátima; Menino Jesus; Nossa Senhora de Guadalupe e por fim o andor de São Lourenço com guarda de honra pelosBombeiros de Avintes.

  Logo de seguida, o Juiz da Festa, o Pálio com a presença do Pároco da Freguesia Padre Albino Reis e o Diácono José Luís.

  Quase a finalizar a linda procissão o representante da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia Drº Patrocínio Azevedo; Drº Serafim Teixeira Presidente da Freguesia de Vilar de Andorinho e todo o Executivo e individualidades da Freguesia. No final a Banda Musical  S. Tiago de Silvalde e muitos Vilarenses acompanhar tão majestosa procissão.

  Pelas 21h00 atuação da Banda R e o tão esperado artista Herman José  com a sua boa disposição que encantou um público entusiasmado e surpreendido por tão brilhante exibição.

 O fogo de artifício  fechou um dia tão emocionante com um lindíssimo espetáculo pirotécnico.

  No último dia de Festa ( 26 de agosto )pelas 10h00 da manhã realizou-se  uma Missa pelas almas dos festeiros falecidos; 15h00 torneios de sueca e malha e pelas 21h45 uma atuação do Grupo “ Amava Tribo Ta Meri”e no final esteve presente o Artista Toy; que encantou todos os presentes com a sua boa disposição e a sua facilidade de improvisação no seu reportório.

  A Direção que preparou a Festa de São Lourenço 2019 está de parabéns pelo dinamismo, pela diversidade de artistas, pela novidade ( corrida de cavalos )que surpreendeu positivamente, pela divulgação no programa da atividade cultural da Freguesia através dos grupos que atuaram e nas “ tasquinhas “ que deliciaram os visitantes da Festa nos deliciosos petiscos que degustaram .

  A Freguesia de Vilar de Andorinho defende com gosto, com dinamismo e com convicção os nossos costumes e tradições que fazem parte da nossa história e da nossa GENTE.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com