“Este prémio que hoje resolveram entregar-me, e eu agradeço ao Ferreira Leite, é um prémio coletivo. Portanto, não é um prémio meu, é um prémio de milhares de professores de Portugal. É um prémio de 811 diretores de escolas de Portugal. É um prémio de milhares de assistentes operacionais e técnicos de Portugal.
É um prémio de milhares de técnicos especializados das escolas de Portugal. É um prémio também do movimento associativo de pais, que está aqui hoje amplamente representado. É um prémio das autarquias do meu país. É um prémio também das coletividades e das associações, que interagem com as escolas. É um prémio coletivo.
Eu tenho a sorte, quero dizer-vos, de trabalhar num concelho, que prioriza a educação e esta distinção é, também, um prémio da Câmara Municipal de Gaia, do professor doutor Eduardo Vítor Rodrigues, que eu desde sempre considerei um amigo da educação.
Muito obrigado, por aquilo que tem feito por Gaia, mas em particular pela educação. E é um prémio também das Uniões e das Juntas de Freguesia de Gaia e, com certeza, do país também, que muito apoiam as escolas do nosso país. Para terminar, eu queria dizer e descansar aqui os nossos pais, que todos os dias os profissionais das escolas fazem um trabalho de excelência, em prol dos nossos queridos alunos e das nossas queridas crianças, pelo que este Troféu também é deles e delas. Muito obrigado”.