A Gala de Finalistas do Ensino Secundário em Vila Nova de Gaia voltou depois de um período de dois anos de interregno, devido à pandemia de Covid-19. O evento aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, na Quinta da Torre Bella, em Oliveira do Douro. Cerca de 800 alunos de todos os estabelecimentos de ensino secundário do concelho participaram na iniciativa.

“Trata-se de uma excelente notícia que vem repor um sentimento de justiça. O final do ciclo do ensino secundário deve ser celebrado em conformidade, para ficar no álbum das grandes memórias da nossa vida. No entanto, não esquecemos todos aqueles que nos últimos anos foram privados deste grande evento. A todos eles deixo, novamente, o reconhecimento do município pelo seu percurso escolar e determinação”, salientou Elísio Pinto, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

A Gala de Finalistas é feita, na sua totalidade, com os contributos e as ideias dos jovens. Quer o músico Fernando Daniel, que atuou em ambos os dias, quer a logística e a ementa foram definidas de acordo com as escolhas dos jovens e das associações de estudantes que os representam.

De salientar, ainda, o espírito solidário da Gala de Finalistas. As associações de estudantes entregaram três mil euros a três instituições do município: CerciGaia, APPDA Norte e APPACDM Gaia.