Foi no dia 1 de abril de 2012 que nasceu a revista Repórter X – Editora Schweiz, pelas mãos de João Carlos Veloso Gonçalves, mais conhecido como Quelhas. Para comemorar os 10 anos desta publicação dedicada aos portugueses que vivem na Suíça, o fundador organizou uma Gala de aniversário, que aconteceu no dia 2 de abril, no Clube Amigos do Gândara, em Glarus, na Suíça. A apresentação da simbólica cerimónia esteve a cargo de Ana Maria Pica e José Figueiras, e contou com a presença de diversas individualidades, de vários países, entre os quais Portugal, Luxemburgo, Alemanha e França.

A festa de aniversário não se cingiu à gala, durante a manhã houve um jogo de futsal feminino, entre o Clube Amigos da Gândara e o Benfica de Zurique, que joga na quarta divisão nacional da Suíça.

A Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, local de onde é natural o fundador da revista, marcou presença no evento nas pessoas da vice-presidente da autarquia, Fátima Moreira, uma das homenageadas da noite, e do Chefe de Gabinete do Presidente de Câmara, Fernando Ribeiro.

Além de Fátima Moreira, várias pessoas da comunidade portuguesa na Suíça foram homenageadas e a festa valorizou todas as vertentes da multiculturalidade, desde a gastronomia, desporto, literatura, fotografia, jornalismo, televisão, moda, dança, entre muitas outras.