Gil Costa e Ana Luís Ferreira são os nomes apontados pelo PS/Gaia para as freguesias de Grijó e Canelas, respetivamente. Com foco na proximidade e deixando já propostas aos eleitores, os candidatos contaram com a presença de João Paulo Correia, candidato à autarquia gaiense, em ambas as apresentações.
O Partido Socialista (PS) apresentou, nos dias 28 e 29 de junho, as candidaturas de Gil Costa e Ana Luísa Ferreira às presidências das Juntas de Freguesia de Grijó e de Canelas, respetivamente. As sessões públicas de apresentação contaram com forte adesão e com a presença do candidato à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, João Paulo Correia, que destacou o papel central das freguesias na coesão do concelho e a qualidade dos nomes escolhidos para liderar estas comunidades.
Em Grijó, Gil Costa apresentou-se como candidato à presidência da Junta de Freguesia, numa sessão que decorreu na Escola Básica 2/3 local que reuniu dezenas de apoiantes. O momento contou com intervenções de César Rodrigues, mandatário da campanha na freguesia, e de João Paulo Correia que fez questão de reforçar o simbolismo e a exigência do cargo de presidente da Junta, afirmando que esta é uma função “de confronto direto com os problemas das pessoas, com a exigência de dar a cara, de explicar, de prestar contas”. “O Gil Costa está preparado, tem vontade, é apaixonado pela sua terra e tem todas as condições para ser um grande presidente da Junta”, assegurou.
João Paulo Correia fez ainda questão de recordar a qualidade do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 12 anos na União de Freguesias de Grijó e Sermonde, com uma equipa “unida, competente e empenhada”, que elevou a freguesia a “um patamar de prestígio e respeitabilidade que não pode ser desperdiçado”.
Durante a apresentação, foram assumidos compromissos claros com a população, nomeadamente a resolução dos constrangimentos de mobilidade com a Autoestrada A1, através da construção de uma nova saída para sul e uma nova entrada para norte, aliviando a pressão rodoviária sobre o centro da freguesia e melhorando a acessibilidade.
Já a apresentação da candidatura de Ana Luís Ferreira à presidência da Junta de Freguesia de Canelas decorreu no Salão Nobre e contou com a presença do arquiteto Daniel Couto, mandatário local, voltando a reunir uma forte mobilização da população, que reconhece o percurso da candidata no atual executivo autárquico e o seu conhecimento profundo dos desafios locais.
João Paulo Correia destacou, na sua intervenção, o rigor com que o PS escolheu os seus candidatos às 24 freguesias do concelho. “Fizemos este processo com tempo, com critério e com responsabilidade. Não escolhemos nomes apenas para compor listas. Escolhemos pessoas com provas dadas, conhecedoras das realidades locais, com capacidade de liderança e espírito de serviço público.”
Sobre a candidata Ana Luísa Ferreira, João Paulo Correia referiu ser “uma mulher determinada, próxima das pessoas, conhecedora do território”. “Está preparada para assumir esta responsabilidade com seriedade e transparência”, assegurou.
Entre as prioridades traçadas para a freguesia estão a valorização ambiental e comunitária da Serra de Canelas, transformando-o num verdadeiro ex-libris do concelho, bem como a construção da ligação viária entre as zonas industriais de S. Caetano e dos Terços, ou a defesa da abolição das portagens na A29, A32 e A41.
Ambas as candidaturas reafirmaram o compromisso com os princípios da proximidade, da transparência e da ação determinada em defesa das populações. “Estamos aqui para assumir compromissos. E vamos fazê-lo com verdade. É isso que Gaia precisa e é isso que estas candidaturas representam”, concluiu João Paulo Correia.