GOVERNO FALHA COMPROMISSO DE INSTALAR CONTENTORES NA SECUNDÁRIA DA RIBEIRA GRANDE

O grupo parlamentar do PSD/Açores questionou o Governo Regional sobre a instalação de dois contentores na Escola Secundária da Ribeira Grande, prometida para novembro, com o objetivo de responder às queixas dos alunos, professores e encarregados de educação e de fazer face à sobrelotação presente na unidade de ensino público anteriormente referida, onde existem tetos de amianto que são nocivos para a saúde e infiltrações.

Os deputados do PSD/Açores Maria João Carreiro e Jaime Vieira exigiram, num requerimento que foi entregue no parlamento açoriano, uma explicação do executivo sobre o “facto de estarmos em dezembro e os contentores prometidos para novembro ainda não terem sido instalados, não obstante as reclamações diárias da comunidade educativa daquela escola”.

“A sobrelotação e as condições da infraestrutura da Escola Secundária da Ribeira Grande são algumas das preocupações transmitidas quase diariamente por parte dos pais, encarregados de educação e até mesmo dos professores”, explicou Maria João Carreiro.

Os deputados do PSD/Açores salientaram que a desadequação entre o número de turmas e o número de salas traduz-se num problema de sobrelotação, que “já obrigou o conselho executivo da escola a adaptar espaços comuns, como a cantina”.

“Certo é que à data de hoje não foi instalado qualquer contentor para que os alunos possam ter aulas em espaços minimamente preparados para o efeito e, além desta falha de compromisso, o Governo não apresenta qualquer solução definitiva para aquela escola”, revelou o PSD/Açores.

Os deputados questionaram “quando serão instalados os dois contentores? Que solução preconiza o Governo Regional para fazer face ao problema da sobrelotação, dado que a disponibilização dos contentores em causa constitui uma solução meramente provisória?” e frisaram que “o Governo não se pode demarcar dos problemas” da escola.

“A estrutura física do espaço escolar deve ser atrativa para os alunos, para que estes possam sentir-se motivados para desenvolverem as suas atividades socioeducativas e desenvolverem o seu pensamento crítico, influenciando positivamente a obtenção dos resultados escolares esperados”, sublinhou Maria João Carreiro.