O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Cultura, na tutela da Secretaria Regional da Educação e Cultura, atribuiu uma comparticipação financeira num valor superior a 211 mil euros destinada a obras de conservação na Igreja de Nossa Senhora da Estrela.

 Até 31 de dezembro de 2020 a Igreja Matriz da cidade de Ribeira Grande será alvo de obras de conservação. A empreitada, a qual foi apoiada pelo Governo Regional em cerca de 211 mil euros, consiste na substituição da cobertura, reforço sísmico e todos os trabalhos complementares inerentes à boa execução, revestimento de paredes e trabalhos de carpintaria.

 Este monumento religioso foi construída no início do século XVI, no lugar de uma antiga ermida dedicada à Purificação de Nossa Senhora.

Devido a vários eventos sísmicos, especialmente nos séculos XVI e XVII, a igreja foi sendo renovada e melhorada. No século XIX continuaram as beneficiações e intervenções artísticas de vários géneros, sendo de realçar a reconstrução do teto, após o seu desabamento em 1834, que havia de receber pintura sobre estuque entre 1871-1878, e também trabalhos em talha, encarregues a Pedro Araújo de Lima, mestre entalhador da Ribeira Grande.

A 17 de abril de 1953, reconhecendo-se o seu relevante valor patrimonial, a igreja foi classificada como Imóvel de Interesse Público.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com