GRUPO BENSAUDE, TROFÉU AUDIÊNCIA EMPRESA D’OURO 2024

“Em nome do Conselho de Administração do Grupo Bensaude, queremos expressar a nossa mais profunda gratidão por este prémio Empresa d’Ouro 2024. Este reconhecimento é uma honra imensa para a família Bensaude e para todos os colaboradores do Grupo Bensaude, que reflete o compromisso e a dedicação que o nosso Grupo tem de forma ininterrupta há já 205 anos. O Grupo Bensaude nasceu nos Açores, em 1820, e conseguiu algo absolutamente invulgar na economia portuguesa, manter ativo e próspero ao longo de dois séculos, especializando-se em vários mercados radicalmente diferentes, como transportes, seguros, banca, indústria do tabaco, do álcool e do açúcar, energia, turismo, marítima e logística, distribuição, entre outros.

Somos um grupo de natureza empresarial botânica. Não nos referimos a isto por cuidarmos do Parque Terra Nostra há mais de 90 anos, mas sim porque somos como as plantas que, enquanto crescem, vão-se fortificando, adaptando-se organicamente ao ambiente, contornando os obstáculos à procura do seu espaço e do sol. Hoje, estamos em cinco áreas de negócios e contamos com 3900 colaboradores. Somos o maior empregador privado dos Açores, com a enorme responsabilidade que isso acarreta. A par deste processo económico, a consciência, a responsabilidade e a ação concreta social estiveram, estão e estarão sempre presentes no nosso dia a dia. Um dos melhores exemplos foi a construção da primeira e única maternidade para mulheres solteiras, grávidas, pobres e desprotegidas, para que estas tivessem os seus filhos de forma segura e sem perguntas incómodas, denominada Maternidade Abraão Bensaude, que foi inaugurada em 1927, na Rua da Beneficência, em Lisboa, uma obra social muito à frente no seu tempo.

É também um gosto estarmos nesta cidade onde os Açores e o Norte de Portugal, em especial a cidade do Porto, têm uma relação histórica significativa, nascida das lutas liberais em Portugal. Os Açores foram um dos bastiões de resistência ao regime absolutista de Dom Miguel, fazendo parte dos bravos do Mindelo, que desembarcaram ao lado de Dom Pedro IV. Também, por isso, gostamos de dizer que somos um grupo português orgulhosamente açoriano. Termino como comecei a agradecer especialmente ao senhor diretor Joaquim Ferreira leite, pela consideração e amabilidade. Este prémio não celebra apenas as nossas conquistas, mas motiva-nos a continuar a procurar a excelência, em tudo o que fazemos. Um bem-haja a todos”. – comandante Rui Limas, representante da Mutualista Açoreana Norte, do Grupo Bensaude