É já uma tradição indispensável para todos os grijoenses e sermondenses e este ano voltou a realizar-se. O Auditório Paroquial de Santo António foi o local escolhido para o 33º Encontro de Cantadores de Janeiras do Grupo Recreativo e Cultural do Loureiro que este ano contou com a participação também de grupos de Vouzela, Fafe e do Rancho Folclórico São Salvador de Grijó.
Decorreu, no passado dia 11 de janeiro, no Auditório Paroquial de Santo António, em Grijó, o 33º Encontro de Cantadores de Janeiras, uma iniciativa do Grupo Recreativo e Cultural do Loureiro que contou com a presença do Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira da Queirã – Vouzela, do Futebol Clube de Marinhão de Moreira de Rei – Fafe, e do Rancho Folclórico São Salvador de Grijó, de Vila Nova de Gaia.
Com entrada livre, o encontro reuniu algumas dezenas de pessoas que não deixam passar este evento em branco, ao contrário de outras que, segundo César Rodrigues, presidente da União de Freguesias e Grijó e Sermonde, preferiram outras atividades.
“Hoje, ao olhar para este auditório, acho que falta alguma coisa que este grupo merece. Porque estou aqui nos últimos 9 anos e esta sala era caracterizada por estar cheia, mas hoje há jogo entre o Benfica e o Sporting, e espero que percam os dois. O Grupo de Loureiro não merecia estes lugares vazios, merecia estar cheio de gente, principalmente pelo espetáculo que tem sido sempre excelente e pelo que o grupo representa na nossa freguesia, a família. É uma pequena mágoa que levo daqui hoje e acho que eles mereciam mais”, não deixou de referir César Rodrigues.
Por sua vez, José Manuel Couto, presidente da Assembleia de Freguesia, preferiu dar destaque ao facto de neste encontro se encontrarem muitos jovens, mantendo assim viva a tradição e o grupo.
“Felicito o meu Grupo do Loureiro, de sempre, onde cresci, que se mantém vivo, dinâmico, graças às sucessivas direções e pessoas que ao longo dos anos vão fazendo parte do grupo. As coletividades são as pessoas, no dia em que as pessoas desistirem e se desinteressarem, os grupos terminam. E é sempre com grande satisfação que vemos crianças neste tipo de encontros, porque é um evento tradicional, mas que só tem continuidade porque estamos a dar de beber da tradição a estas crianças que estão aqui e isto vai impregnando a vida deles”, afirmou José Manuel Couto, lembrando ainda “quem já fez parte, que deixou a sua marca e continuam a viver nestes projetos, mas que já cá não estão”.
Na cerimónia marcou também presença Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em representação do presidente Eduardo Vítor Rodrigues, que, não só agradeceu o convite como deu os parabéns ao Grupo do Loureiro pela iniciativa e lembrou que Vila Nova de Gaia é agora Capital Nacional da Juventude.
“Orgulho que este executivo tem por tudo o que os grupos representam para manter vivas estas tradições. E um decisor político sente esse orgulho pelo trabalho que os grupos fazem diariamente e voluntariamente. É um orgulho enorme que Vila Nova de Gaia é a Capital Nacional da Juventude 2025 e isto não está ao alcance de qualquer cidade. Isto só é possível pelos vossos filhos e pelos vossos netos e é uma honra enorme poder partilhar esta mensagem e este título que Vila Nova de Gaia conseguiu obter por todas estas boas práticas em políticas de juventude”, afirmou.
No 33º Encontro de Cantadores de Janeiras do Grupo Recreativo e Cultural do Loureiro estiveram ainda presentes o Reverendo padre António Coelho, que parabenizou o grupo e que deixou votos de Bom Ano a todos. “Este é o 30º encontro em que participo e, ao longo destes anos, este encontro sempre teve muita qualidade. Votos de bom ano a todos e que a paz chegue à nossa terra, ao país e ao mundo inteiro”.
Também Paulo Rodrigues, presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, não deixou de dar uma palavra de parabéns e incentivo ao grupo por esta 33ª edição do encontro, afirmando que “é fantástico manterem viva esta tradição” e deixando a mensagem de que “os jovens presentes garantem o futuro”.
Por fim, também César Oliveira, administrador da Suldouro e presidente da mesa da Assembleia Geral da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, usou da palavra para destacar a importância deste grupo no panorama associativo regional e nacional. “São já 33 encontros realizados, a muitos assisti e todos eles com muito brilhantismo e nível e que tem feito do grupo um grupo com dimensão nacional. Com um cd gravado, e com um trajeto de muitos anos de grande nível. É de cariz popular, mas o que é popular é muito importante. Todos já sentimos que o grupo Loureiro é a extensão da nossa família”, acrescentou.