O espólio do jornal ribeiragrandense “A Estrela Oriental” já está disponível para consulta online através do link https://aestrelaoriental.netlify.app/.

 

Em abril de 2015 Mário Moura, antigo diretor do “A Estrela Oriental”, doou o espólio deste jornal à Câmara Municipal da Ribeira Grande. Anos mais tarde, os 20 números mensais assim como os suplementos e cadernos especiais deste jornal estão disponíveis para qualquer usuário da internet, sendo que a Câmara Municipal da Ribeira Grande alojou no site da autarquia todo o espólio correspondente.

Este espólio é formado por livros que estão em fase de inventariação, periódicos, notas e apontamentos sobre o Arcano Místico da Ribeira Grande, imagens diversas, documentos alusivos às Cavalhadas de São Pedro e, ainda, o arquivo deste extinto jornal e a respetiva Cooperativa Mãe d’água.

O jornal “A Estrela Oriental” foi editado entre junho de 2000 e janeiro de 2003, sendo diretor Mário Moura, sub-diretor Hermano Teodoro, paginador Francisco Veloso (autor do PDF agora disponível), Hélder Janeiro que construiu a página online do jornal e de “Tó”, o pai de toda a arquitetura do jornal e dos símbolos da cooperativa a este associada.

Na época, “A Estrela Oriental” foi a III série do primeiro jornal que a Ribeira Grande teve no ano de 1856, sendo diretor o jornalista Francisco Maria Supico. Em junho de 2000 surge da preocupação de discutir a nova cidade e o concelho. Ali expunham-se assuntos como a política, a museologia, a sociologia, a arqueologia e o desporto, entre outros temas.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com