O social democrata José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena, foi eleito por unanimidade para a presidência da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA). José António Soares sucede assim a Cristina Calisto, atual presidente da Câmara Municipal da Lagoa, na gestão do organismo que representa os 19 municípios da região.

Para o conselho de administração da AMRAA foram ainda eleitos Alexandre Gaudêncio da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Luís Silveira, da Câmara Municipal das Velas, Vânia Ferreira, da Câmara da Praia da Vitória e Pedro Melo da Câmara da Povoação. Já para a Assembleia Intermunicipal, foram eleitos, também por unanimidade, Carlos Ferreira da Câmara Municipal da Horta, Décio Pereira da Câmara Municipal da Calheta e Bárbara Chaves da Câmara Municipal de Vila do Porto.

Para o novo presidente da AMRAA, a prioridade é saber “que verbas estão disponíveis para as autarquias no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência”, que pretendem agendar uma reunião com o Governo Regional.

O PSD/Açores já veio publicamente felicitar também os novos órgãos eleitos da AMRAA. “A presidência da AMRAA está agora entregue a um dos mais experientes autarcas dos Açores. Na direção da AMRAA está patente a nova configuração do poder político local da nossa Região, que se distingue pela existência de uma maioria não socialista”, afirmou Luís Pereira, secretário-geral do PSD/Açores.

O dirigente social-democrata acrescentou ainda que o partido “saúda igualmente todos os autarcas que compõem os novos órgãos sociais da AMRAA, valorizando o papel de quem representa o poder local na defesa dos interesses das populações”.