Nasceu a 6 de abril de 1961 no Porto, mas reside atualmente em Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia. Começou a sua carreira musical aos 9 anos, acompanhando ao órgão o canto em algumas eucaristias dominicais da paróquia de Mafamude como autodidata e só começaria os seus estudos musicais, aos 10 anos, no Centro de Cultura Católica (CCC) no Porto, nas classes de piano, canto, órgão litúrgico e mais tarde direção coral.
Aos 11 anos, ingressou no conservatório do Porto, na classe de piano, que concluiu aos 20 anos com o curso complementar. Após a sua formação incluiu-se no Sindicato dos Músicos e profissionalizou-se em 1982. Frequentou vários cursos, workshops, webinares, e masterclasses na área da música e, em 1980, criou o Grupo Paroquial e Recreativo de Mafamude, sendo presidente de direção, ensaiador e maestro até ao ano 2001. Realizou mais de 150 atuações e participações em todo o país, destacando-se o musical “O Nazareno”, obra de Frei Hermano da Câmara que realizou mais de 20 apresentações em todo o país entre 1998 e 2001.
Em outubro de 2006, criou o Coral Juvenil de São Cristóvão de Mafamude – Gaia tendo sido o seu diretor, ensaiador e responsável até agosto de 2024, e em junho de 2010 criou o grupo de música tradicional portuguesa “Luar de Agosto”, onde foi presidente de direção, ensaiador e instrumentista até 2022, data em que se integrou no Orfeão de Valadares mudando de nome para Grupo de Cantares Tradicionais do Orfeão de Valadares. Em outubro de 2016 assumiu a direção da escola de música do orfeão de Valadares (EMOV), lecionando também as disciplinas de formação musical, piano, órgão, canto, instrumentos tradicionais e conjuntos instrumentais.
Em 2019 concluiu o curso de Direção de orquestra e banda “Maestro Navarro Lara” de Huelva, Espanha e foi coautor do livro “La forja de un maestro” editado em 2019 e bestseller mundial. Já em fevereiro de 2017 criou o coral infantojuvenil do Orfeão de Valadares, que atualmente ensaia, dirige e acompanha musicalmente, e em abril de 2021 criou a Orquestra Ligeira do Orfeão de Valadares, sendo presentemente diretor e maestro. José Marques é ainda manager e teclista no agrupamento musical Allegro’s Band, tendo também dirigido o Coral adulto do Orfeão de Valadares entre 2016 e 2019 e o coral do Rotary Club de Gaia entre 2018 e 2020, bem como o Coral da missa das 19h de sábado na Capela de Vilar do Paraíso entre 2001 e 2004 e o Coral Senhor do Padrão em Santo Ovídio.
Com um passado preenchido no campo da música, como professor, maestro e dirigente, José Marques é o distinguido com o Troféu AUDIÊNCIA Excelência 2024.