A 4ª edição “A Melhor PAP Nacional- Geração+” decorreu em Coimbra. Quatro alunas finalistas do Curso Técnico Profissional de Turismo, na Escola Profissional Profitecla, no Porto, realizaram um documentário onde é dado a conhecer o turismo comunitário e o impacto do desenvolvimento turístico.

A ideia do projeto “Portus – Turismo em Comunidade” é da autoria de Ângela Taborda, Ângela Jesus, Bruna Jesus e Juliana Mendonça,  e destacou-se entre os 14 projetos selecionados para a grande final, sendo distinguido na categoria de Prémio Júri, no valor de 500 euros.

 As jovens começaram por pesquisar o impacto positivo e negativo do Turismo na cidade do Porto.

“A cidade tornou-se um local cada vez mais global e menos tradicional. Partindo destas premissas, quisemos recolher a opinião da comunidade portuense acerca da afluência turística, entrevistando figuras de diferentes quadrantes, dando voz à população”, explica Ângela Jesus, uma das autoras do projeto.  

Após recolha da informação foi realizado o documentário Abraça a tua cidade, que acabou por se tornar um instrumento educativo e de debate para profissionais de turismo e da comunidade. O documentário apresenta uma visão singular do Turismo no Porto, valorizando um turismo comunitário.

“O turismo deve ser sustentável, mas sem afastar do que é genuíno, de modo a que todos tenham benefícios, tanto turistas como residentes. Há riscos de sustentabilidade que afetam o planeta e o ser humano, o turismo massificado é um deles. O cidadão do século XXI age num contexto de emergência da ação para o desenvolvimento, não apenas numa perspetiva globalizante, mas também assente numa ação local”, salienta.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com