O dia 19 de fevereiro de 2020 vai ficar para sempre marcado na história da freguesia de Canelas, em Vila Nova de Gaia, como o dia em que, finalmente, foi inaugurado o edifício sede da Junta de Freguesia. A data, e o presidente da Junta atual, Arménio Costa, ficarão nos arquivos históricos pelos melhores motivos e serão para sempre relembrados, já que esta era, até agora, a única freguesia do concelho sem edifício próprio.

Da autoria de Daniel Couto, este edifício agora inaugurado, acaba com as dificuldades e más acessibilidades existentes até então, com utentes de cadeira de rodas a terem de ser atendidos na rua.

Por isso mesmo, este é, sem dúvida, um momento marcante para todos, especialmente para o autarca da freguesia que, emocionado, lembra que a “irreverência” da sua equipa ajudou “a sonhar” e agora a concretizar o sonho, tornando-o numa realidade que, desde o 25 de Abril de 1974, “muitos sonharam e muitos prometeram”.

Situada na zona mais central do concelho, Canelas tem uma forte tradição de produção agrícola e está associada à fertilidade do seu território e aos espaços verdes. Aliás, o seu topónimo, tem origem botânica, já que deriva da cana, que abundava e crescia de forma totalmente espontânea na freguesia.

O século XX significou um crescimento económico imparável em Canelas e, a 1 de fevereiro de 1988 a povoação foi elevada à categoria de vila. Onze anos depois, viria a ser inaugurado, na Praça 18 de dezembro, um monumento comemorativo, da autoria dos arquitetos Daniel Couto e Pedro Emanuel Ribeiro.

Canelas é também conhecida pelo seu legado cultural, bem visível nos espaços públicos, já que Eça de Queirós, Antero de Quental ou Camilo Castelo Branco viveram ali, existindo mesmo um monumento evocativo a Eça de Queirós. Também um dos maiores músicos portugueses, César de Morais, nasceu em Canelas.

Apesar da sua centralidade, e do movimento rodoviário que agora tem diariamente, a freguesia continua a manter espaços naturais como a Serra de Negrelos, também conhecida como Serra de Canelas.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com