O passeio anual sénior da União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares decorreu no passado dia 8 de setembro e contou com a participação de 800 idosos, que viajaram até Valpaços. Valentim Miranda, vereador da Câmara Municipal de Gaia, e os Bombeiros Voluntários de Valadares foram presenças significativas neste passeio, que foi repleto de emoção.

O passeio da terceira idade reuniu 800 idosos residentes na União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares e ofereceu-lhes um dia inesquecível em Valpaços. Os 15 autocarros partiram por volta das 8h30 das freguesias de Gulpilhares e Valadares com destino a Mirandela, onde puderam assistir à eucaristia, que decorreu na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, e conviver.

Após a paragem em Mirandela, os seniores rumaram até à Quinta Dona Adelaide, em Valpaços, onde os esperava o almoço e uma tarde de muita alegria. Finda a refeição, os participantes começaram a tirar proveito da Quinta. Enquanto uns aproveitaram os espaços verdes, que envolviam um lago e uma piscina, para confraternizar, outros juntaram-se ao momento dançante, que se prolongou até à hora da merenda. No final do lanche, os seniores de Gulpilhares e Valadares regressaram a Vila Nova de Gaia.

Alcino Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Gulpilhares e Valadares, contou ao AUDIÊNCIA que o passeio anual sénior é “um momento muito importante para a nossa comunidade, uma vez que é uma tradição muito enraizada”, acrescentando que “o nosso convívio de hoje foi o convívio mais caro de sempre e ainda bem que a nossa Câmara nos ajuda a nós e a todas as outras freguesias. Já a aconteceu o ano transato, a Câmara Municipal colaborou connosco, e tem sido um contributo muito importante, que nos permite ter uma folga para darmos mais qualidade na parte alimentar, porventura. Este financiamento é muito importante no contexto que nós vivemos, por vezes com dificuldades e dá-nos algum suporte financeiro para arcarmos com as responsabilidades desta festa”.

Valentim Miranda, vereador da Câmara Municipal de Gaia, salientou ao AUDIÊNCIA que o passeio da terceira idade “é muito importante, porque eu interpreto como a ligação entre o poder autárquico com uma população que se sente respeitada e que vive este momento em convívio. Portanto, toda esta festa, toda esta união entre as pessoas é um convívio que dá gosto sentir. É gratificante ver as pessoas recordarem o seu passado, recordarem as suas memórias, os seus romances, a vida nas suas empresas, nas empresas onde trabalharam, enfim, este é um momento que é único para estas pessoas em termos do seu passado e até das suas próprias famílias”, ressaltando que o facto de a Câmara Municipal de Gaia financiar os passeios seniores organizados pelas Juntas de Freguesia com 25% do valor investido nos mesmos “é uma colaboração com as Juntas de Freguesia, no sentido de poderem dar um conforto mais agradável a uma população que nós temos o dever de saber respeitar, que são as pessoas que nos deram toda uma vida, que trabalharam, que lutaram e que hoje estão numa vida mais calma, em casa, a tratar dos netos, a ajudar os filhos. A colaboração da autarquia faz com que este passeio e este convívio, seja um convívio entre as pessoas, porque há pessoas que só neste convívio é que recordam e vêm o passado e se encontram quase uma vez por ano”.

O presidente da Junta de Freguesia de Gulpilhares e Valadares aproveitou a ocasião para enaltecer que “eu acho que, e já disse isto no passado, nenhum autarca no presente ou no futuro poderá acabar com o passeio da terceira idade. Isto está de tal maneira enraizado na população, que todos os autarcas do concelho têm o dever de arranjar meios financeiros para que isto aconteça sempre e, se possível, de melhorar, de facto, o serviço que é disponibilizado às pessoas. Cada vez mais temos pessoas que são reformadas muito cedo, que têm já uma vivência diferenciada e o grau de exigência também deriva daí e, portanto, temos de ter sempre a disponibilidade para não falharmos neste momento, que é um momento, de facto, de muita importância para todos”, sublinhando que “nós queremos que as pessoas estejam felizes e tenham vontade de voltar no ano seguinte, esse é o nosso objetivo”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com