A Junta de Freguesia de Gulpilhares e Valadares promove, desde 2005, a realização da entrega de Prémios do Quadro de Excelência e do Quadro de Valor aos melhores alunos da União de Freguesias. A edição deste ano distinguiu 248 alunos, um número recorde comparativamente aos anos anteriores.

Alcino Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Gulpilhares e Valadares, contou ao AUDIÊNCIA que a ideia para a realização deste evento nasceu de um momento familiar, “no qual a minha filha, quando terminou a licenciatura, foi receber o prémio de melhor aluno(a) do curso, um prémio, na altura de 500 euros. Eu posso dizer-lhe que me emocionei imenso e chorei com esta distinção e pensei «tu também tens capacidade para fazer isto na tua terra» e assim aconteceu, foi daí que derivou este sentido de atribuir aos alunos, aos bons alunos, o reconhecimento da comunidade, do trabalho que eles fazem”.

O presidente da Junta de Freguesia de Gulpilhares e Valadares revelou que o prémio atribuído aos alunos reconhecidos foi composto pelo valor pecuniário de 125 euros e que “a cada ano que passa aumenta o número de alunos que são distinguidos. Em 2005, atribuíamos prémios no valor de 200 euros, mas conforme o número de alunos foi aumentando tivemos de diminuir esse valor e, nos últimos anos, temos dado 125 euros a cada aluno, mesmo assim, como são 248 alunos, perfaz 31 mil euros, que é um valor muito significativo para nós, porque para uma Junta de Freguesia como a nossa, que não tem grandes receitas, despender 31 mil euros é complicado, é um valor muito significativo para nós, mas é aplicado com muito prazer”.

 

Segundo Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, “este é um evento único em Vila Nova de Gaia, que é promovido pela União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares e valoriza a educação e os alunos. É verdade que premeia os alunos com melhor aproveitamento escolar, mas este também é um momento que também lembra todos aqueles que, não estando exatamente com as notas mais elevadas, fizeram um grande esforço ao longo do ano e valoriza, por isso, o seu desempenho. Esta cerimónia serve também para lembrar que as autarquias têm um potencial na área da educação, as Câmaras de uma forma, se calhar, mais infraestrutural e as Freguesias com estes momentos de alguma motivação aos alunos e às famílias e, por isso, tenho muito gosto em acompanhar este trabalho que é muito meritório”.

O presidente da Câmara Municipal de Gaia lembrou ainda que a autarquia tem “um conjunto muito alargado de intervenções, neste momento, infraestruturais, na reabilitação de três Escolas EB2/3, mais especificamente, Valadares, Sophia de Mello Breyner e Dr. Costa Matos, mas depois também temos intervenções no 1º Ciclo e esse sim é mais diretamente da nossa responsabilidade. Todavia, temos, tão ou mais importante do que as infraestruturas, o apoio social, a componente do ATL, a componente dos pequenos-almoços gratuitos, mas também a componente do apoio aos livros escolares e do cheque-ensino ate ao 12º ano. Portanto, temos todo um leque de intervenções que depois encontram, na área da deficiência e nos estudantes com necessidades educativas especiais, o seu lado mais específico, mas também mais profundo, porque aí temos uma intervenção que, não sendo da nossa competência direta, é uma intervenção que nós temos vindo a fortalecer ao longo dos últimos dois anos e que nós iniciamos com um projeto piloto, com terapias para estudantes com necessidades educativas especiais e, hoje, eu diria que esse é um programa de referência a nível nacional”.

Alcino Lopes destacou ainda, a propósito da cerimónia de entrega dos prémios escolares, que “há pais que ficam tristes por os seus filhos não estarem no Quadro de Excelência, mas não só os alunos que têm grande qualidade na obtenção de notas que são distinguidos, mas também os que são solidários e que têm a parte humana presente no seu dia-a-dia, que são os do Quadro de Valor” e deixou um desafio aos alunos galardoados: “estimulem os vossos colegas e façam com que os vossos amigos e amigas, que são bons alunos e têm capacidades, mas que andam distraídos, se tornem também alunos de excelência, para que um dia possamos premiar 300 alunos”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com