A Junta de Freguesia da Lomba da Maia tem vindo a promover a tradição do linho há alguns anos, tendo organizado em 2018 a 8.ª edição da Festa do Linho.

Em conversa com Alberto Ponte e Marta Medeiros (presidente e secretária da Junta de Freguesia), foi possível saber que unir a gastronomia local e o linho é um dos objetivos futuros, bem como perpetuar esta tradição, passando o conhecimento sobre ela aos jovens, incutindo-lhes o gosto pelo linho e pelo artesanato.

Ainda que o linho seja uma tradição da freguesia da Lomba da Maia, de acordo com Alberto Ponte “já ultrapassou fronteiras”, não fosse esta freguesia fornecedora de sementes para freguesias vizinhas, associações e até para a Universidade dos Açores. Para além da plantação de 2000 metros quadrados da Junta de Freguesia, alguns locais já começaram a cultivar.

Para os próximos tempos o objetivo é fazer uma união entre a gastronomia local, o linho e os produtos de agropecuária. Ainda que seja uma ideia de difícil de concretizar, é este o mote da Junta de Freguesia.

Por agora, continuam a organizar a Festa do Linho, em agosto: “a intenção desta festa é retroceder ao passado e mostrar aos mais novos o reviver dos tempos para perceberem como era o circuito”, havendo pessoas a fazer a demonstração da apanha do linho ou da separação das sementes, sempre com o intuito de “despertar o gosto dos mais novos” por esta atividade, conta Marta Medeiros.

Superando as expectativas da organização “pela positiva”, tem-se também em atenção os visitantes daquela localidade, procurando-se “dar as boas-vindas aos emigrantes que vêm à nossa freguesia naquela data”, afirma a secretária.

Para a promoção desta tradição, o órgão da freguesia quer criar um espaço de aprendizagem, onde o conhecimento possa ser transmitido aos mais jovens, admitindo no entanto, que este é um trabalho em progresso que necessita de alguma divulgação. Porém, Marta Medeiros conta que “todas as quartas-feiras temos senhoras que se juntam” para trabalhar o linho “e está aberto a toda a população local, inclusive até a pessoas de fora que têm gosto em participar”.
A intenção da Junta de Freguesia é continuar a passar o conhecimento aos jovens sobre o linho, recordando a tradição daquela freguesia a toda a localidade.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com