JUNTA DE MAFAMUDE E VILAR DO PARAÍSO ATRIBUIU MEDALHAS DE MÉRITO A PERSONALIDADES E INSTITUIÇÕES

A 5ª edição da cerimónia de atribuição de Medalhas de Mérito, organizada pela Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso, decorreu nas instalações do Grupo Dramático de Vilar do Paraíso e homenageou vinte personalidades e instituições da freguesia. O evento contou com a presença de Patrocínio Azevedo, vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, de Valentim Miranda, vereador da Câmara Municipal de Gaia, e de Albino Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Gaia.

A 5ª edição da cerimónia de atribuição de Medalhas de Mérito 2019 foi organizada pela Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso e contemplou vários momentos musicais proporcionados pela banda NUME e pelo grupo Pippermint Twist.

João Paulo Correia, presidente da Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso, afirmou ao AUDIÊNCIA que “a atribuição das Medalhas de Mérito tem três objetivos. O primeiro é mostrar que o poder público, neste caso o poder autárquico, está atento ao que de melhor acontece e ao que de melhor se faz em Mafamude e Vilar do Paraíso, por cidadãos que cá residem, que cá trabalham e por instituições que representam o nosso território. O segundo objetivo é reconhecer, de facto, publicamente esse trabalho, esse desempenho, que é singular por parte de um conjunto de personalidades, de instituições. E o terceiro objetivo é diminuir esta pressão urbana que afasta muito o contacto interpessoal e que elevou muitas fronteiras de localidade para localidade e as pessoas têm dificuldade em saber qual é o trabalho que as instituições vão fazendo”.

A cerimónia culminou com a atribuição das Medalhas de Mérito a vinte personalidades e instituições da União de Freguesias, designadamente com a entrega da Medalha de Mérito Cívico a Alberto Paiva e com a concessão das Medalhas de Mérito e Educação ao Colégio de Nossa Senhora da Bonança, na pessoa da Irmã Cidália, a Maria Angelina Teixeira, coordenadora na Escola da Junqueira, a Isabel Aguiar, coordenadora na Escola Básica de Cabo Mor, a José Carlos Machado Couto, a título póstumo, que foi recebida pela filha, Ana Couto, a Álvaro Almeida dos Santos e à Academia de Música de Vilar do Paraíso, na pessoa do professor Hugo Berto Coelho.

No que concerne as Medalhas de Mérito Desportivo, estas foram concedidas a Rodrigo Azevedo, que foi entregue à mãe, Fátima Azevedo, a Sandro Baessa, a Joana Campos Correia da Silva, a Paula Castro, que foi recebida por Isabel Pichel, e a Alfredo Luís Teixeira, presidente do Conselho Fiscal do Vilanovense.

Já as Medalhas de Mérito Cultural e Recreativo foram cedidas a Miguel Torgo, presidente da direção do Grupo Dramático de Vilar do Paraíso, a Agostinho Santos, diretor da Bienal de Arte de Gaia, ao poeta Amadeu Baptista e a Albano Dias Martins, a título póstumo, que foi recebida por Isabel Martins.

No que respeita a Medalha de Mérito e Dedicação, esta foi dada a Fernando Sousa, ao passo que a Medalha de Mérito Autárquico foi entregue a Paulo Tavares. Por fim, as Medalhas de Mérito Empresarial foram atribuídas a Manuel Bastos, a título póstumo, que foi recebida por Pedro Bastos, e à Vidraria de Santo Ovídeo, na pessoa de Francisco Rocha.

Patrocínio Azevedo, vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, fez questão de estar presente nesta cerimónia em representação de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, e sublinhou, no final das homenagens, que “quando a comunidade se organiza e a Junta de Freguesia, como entidade organizadora, mas sobretudo quando a comunidade se organiza para homenagear alguns dos seus, é valorizar o trabalho dessas pessoas, o trabalho que muitas vezes é anónimo, tal como dizia o senhor presidente da junta, porque as pessoas não o veem, mas ele existe. O município está muito satisfeito com estas homenagens, não só em Vilar do Paraíso e Mafamude, mas muitas homenagens que acontecem em todo o concelho de Vila Nova de Gaia. Esta homenagem é a retribuição que a comunidade está a fazer às pessoas que dão muito de si em prol dos outros”.