A empresa responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos de oito municípios do país, foi distinguida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), na 7ª Edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, pela sua Estratégia 4M. A Estratégia consiste em quatro desígnios: menos resíduos, menos carbono, mais clima e mais biodiversidade, e pretende reduzir 30% das emissões de GEE até ao ano 2030.

 

 

A LIPOR foi distinguida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), com a sua Estratégia 4M – menos resíduos, menos carbono, mais clima e mais biodiversidade. A empresa é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por um milhão de habitantes.

Este reconhecimento, atribuído no âmbito da 7ª Edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, e que visa distinguir a implementação de práticas que criam valor para as suas partes interessadas e contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável, foi conferido à LIPOR no Eixo 1 – Responsabilidade Social, na categoria Ambiente: Redução de impactes. Esta iniciativa conta já com sete edições e o apoio de Associação Industrial Portuguesa (AIP), Aliança ODS Portugal, Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Fundação Montepio, Global Compact Network Portugal e Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).

O setor dos resíduos é central no debate climático global. Foi, neste contexto de responsabilidade que, em 2008, a LIPOR assumiu, voluntariamente, o combate às alterações climáticas. Face ao sucesso dos resultados obtidos em 2020, onde se registou uma diminuição de 23,2% de emissões de GEE, a LIPOR apresentou uma evolução da estratégia para a década 2030, a Estratégia 4M assente em quatro desígnios: Menos Resíduos, apostando na gestão eficiente dos Recursos, privilegiando um modelo circular de Negócios; Menos Carbono, potenciando o binómio Carbono – energia, convergindo para a descarbonização e a transição energética; Mais Clima, potenciando o nosso compromisso com a adaptação às alterações climáticas; Mais Biodiversidade, incrementando a promoção da biodiversidade no nosso contexto de atividade. Estas são as bases da Estratégia LIPOR 4M, para alcançar a redução de 30% das emissões de GEE até ao ano 2030.