Na freguesia da Lomba da Maia foram inauguradas as obras de recuperação de dois moinhos de água, localizados no acesso à praia da Viola. O projeto tinha sido uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo 2019 e custou 70 mil euros à Câmara. Alexandre Gaudêncio vê os moinhos como uma mais-valia para a freguesia no que diz respeito ao turismo.

 

Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande, inaugurou as obras de recuperação de dois moinhos de água, localizados no acesso à praia da Viola, na freguesia da Lomba da Maia. Os trabalhos foram realizados pela junta de freguesia, após contrato interadministrativo, e tiveram um valor de 70 mil euros. A recuperação dos moinhos foi uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de 2019, submetida por cidadãos da freguesia onde os mesmos se encontram.

Na cerimónia também estiveram presentes os membros da junta de freguesia da Lomba da Maia, o presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Grande, José António Garcia, o vice-presidente da Câmara, Carlos Anselmo, a vereadora Cátia Sousa, o pároco José Maria, bem como o coordenador dos nadadores-salvadores da Associação Costa Norte, Marco Medeiros.

Alexandre Gaudêncio destacou que “a conclusão da reabilitação dos moinhos constitui uma mais-valia para a freguesia e é mais um atrativo para quem visita a Lomba da Maia”. O autarca sublinhou que o investimento é uma aposta na preservação do passado, aliado à perpetuação de memórias, oferecendo mais visibilidade para toda a freguesia, e para a praia da Viola, em particular.

O edil ribeirgrandense elogiou o trabalho realizado na medida em que “permitiu reabilitar dois moinhos que são verdadeiros legados da história da localidade e passam a ser também pontos de atração turística”, acrescentando que “estão agora reunidas todas as condições para que a praia da Viola passe a constar do mapa das zonas balneares, atendendo a que é uma praia vigiada aos fins-de-semana e feriados durante toda a época balnear.”

Os moinhos poderão ainda servir de apoio a eventos que possam vir a realizar-se naquela praia, como é o caso de eventos relacionados com o potencial da onda da Viola, que poderá vir a constar do calendário de provas de surf de ondas grandes.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com