No âmbito da Estratégia 6.25, a Mercadona cumpriu a primeira de seis ações a levar a cabo, até 2025, para a redução de plásticos: acabou com os sacos de plástico de uso único em todas as seções das suas lojas. Os clientes agora deparam-se com sacos compostáveis feitos de fécula de batata e que podem ser colocados no contentor de lixo orgânico, como o símbolo neles impresso indica. Estima-se que esta ação permita uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano.

 

 

Há muito que a Mercadona assumiu um compromisso com o ambiente e o planeta. Este compromisso ganhou ainda mais visibilidade quando a empresa anunciou a Estratégia 6.25, que tem o triplo objetivo de, até 2025, reduzir 25% do plástico das embalagens, ter todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações. Este objetivo está a ser cumprido através de um total de 6 ações que envolvem modificações em diferentes processos da empresa. Uma das seis ações em questão prendia-se com o facto de eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as seções da loja, e essa está cumprida.

Agora, a Mercadona oferece aos seus clientes, que carinhosamente designa de “chefes”, sacos compostáveis feitos de fécula de batata e que devem ser colocados no contentor de lixo orgânico, sendo que essa informação está indicada através do pictograma incluído nos sacos, de forma a ajudar e informar os clientes a fazer a separação e reciclagem adequada. Este símbolo foi também incorporado nos restantes sacos na linha de caixas, em três opções de sacos reutilizáveis e sustentáveis disponíveis na Mercadona. O cumprimento desta primeira ação da Estratégia 6.25 representa uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano.

A Mercadona possui uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação da Estratégia 6.25, que é composta por trabalhadores dos diferentes departamentos da empresa, como Lojas, Prescrição, Informática, Compras, Logística, Finanças, Recursos Humanos, Relações Externas e Obras.

No seu conjunto, a empresa prevê investir mais de 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para a concretização de todas as ações que integram a Estratégia 6.25 e, nos últimos quatro meses, já adaptou um total de 72 lojas, em Espanha e Portugal, ao modelo de Loja 6.25, que será alargado a toda a cadeia durante 2021. A Mercadona irá ainda disponibilizar, gradualmente, mais informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” do seu site, onde poderemos também encontrar conteúdos sobre reciclagem, sustentabilidade e compromisso ambiental.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com