MERCADONA SEM MICROESFERAS DE PLÁSTICO NA SECÇÃO DA PERFUMARIA

Com vista numa estratégia de futuro, de compromisso com o ambiente, conhecida como Estratégia 6.25, a Mercadona comemorou um ano sem microesferas de plástico na sua seção de perfumaria. Sementes, sal marinho, sílica, entre outros ingredientes, vieram substituir, em 2019, as microesferas de plástico das formulações de cremes e esfoliantes da Mercadona.

Este movimento, que consistiu em tornar os produtos de cosmética mais sustentáveis e amigos do ambiente, sem comprometer a qualidade, já contribui para uma diminuição de dez toneladas de plástico, no ano de 2019, em toda a cadeia da empresa, tanto em Portugal, como em Espanha. Em 2015, a Mercadona já tinha realizado um avanço importante na área, ao eliminar os parabenos da composição dos seus produtos de perfumaria.

Mas este não é o único passo da Mercadona na aposta na sustentabilidade. No âmbito da implementação da Estratégia 6.25, foram definidos seis ações:“eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções; eliminar os descartáveis de plástico de uso único; diminuir em 25% o plástico das embalagens; promover o desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis; reciclar os resíduos de plástico gerados nas loja e, ainda, formar e informar os clientes de como se deve efetuar a separação correta dos resíduos, através de informação nas embalagens e nas lojas”. Estas ações pretendem que, até 2025, a Mercadona consiga uma redução de 25% do plástico, ter todas as embalagens de plástico recicláveis e, ainda, reciclar todos os resíduos de plástico.

A redução de plástico não é, no entanto, a única preocupação da Mercadona. A empresa aposta em outras áreas, como a eficiência energética, da gestão responsável de resíduos ou da produção, e da logística sustentável, com a otimização de rotas e uso de energias renováveis.