A Câmara Municipal da Trofa comemorou o Dia Municipal da Igualdade, assinalado a 24 de outubro, com um programa de atividades dirigidas ao público infantil e ao público sénior, com o intuito de salientar a importância política e sociocultural desta temática.

Neste contexto, os alunos das escolas básicas e jardins-de-infância do concelho foram convidados a participar em algumas atividades lúdicas, onde puderam expressar as suas opiniões e desmistificar algumas ideias pré-concebidas.

Também os seniores do Centro Comunitário Municipal da Trofa trabalharam os mitos e as crenças associadas à igualdade de género, no caso das profissões. Esta iniciativa permitiu que as senhoras fossem “árbitros, seguranças, pintoras, eletricistas, trolhas, carpinteiras, sapateiras e barbeiras” e que os senhores assumissem as funções de “manicures, cabeleireiros, cozinheiros, costureiros, maquilhadores, engomadeiros”, para, segundo a autarquia, demonstrar que o importante é a realização pessoal e profissional e não o estereótipo que a sociedade pode associar à profissão. Esta iniciativa de sensibilização, que contou com a colaboração de lojistas do concelho, resultou numa exposição temática intitulada “Na Pele d@s Diferentes!”, que foi inaugurada no passado dia 24 de outubro, no Fórum Trofa XXI.

A Câmara Municipal da Trofa ressaltou ainda que dispõe de um Gabinete Municipal para a Igualdade, com serviço de atendimento gratuito, que “oferece apoio nas situações de discriminação no local de trabalho, procura de emprego, formação profissional e proporciona ainda ajuda nas questões relativas ao assédio sexual, bem como auxílio às vítimas de violência doméstica e respetivos familiares”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com