NORGARANTE APOIOU MAIS DE 44 MIL EMPRESAS EM 15 ANOS

A sociedade de garantia mútua Norgarante prestou, em 15 anos de atividade, garantias a mais de 44 mil empresas, na sua maioria micro, pequenas e médias empresas dos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viseu.

O comércio e a indústria transformadora são os setores que mais têm beneficiado das soluções da sociedade de garantia mútua, vocacionada para apoiar o tecido empresarial das regiões norte e centro norte, as mais exportadoras do país. As empresas contratam com a Norgarante a prestação de garantias financeiras para facilitar a obtenção de crédito com condições adequadas aos seus investimentos e ciclos de atividade.

A Norgarante já emitiu mais de 107 mil garantias, que envolveram um valor superior a 5,6 milhões de euros, no âmbito de financiamentos no valor de 10,8 mil milhões. Com o respaldo financeiro, as empresas apoiadas investiram mais de 11 mil milhões de euros e, no total, asseguraram cerca de 782 mil postos de trabalho no final do mês de junho. O montante médio das garantias concedidas ronda os 52,2 mil euros.

Teresa Duarte, presidente da comissão executiva da sociedade financeira regista que, o balanço destes 15 anos é “francamente positivo e o facto de a Norgarante ter ultrapassado os 5,6 milhões em garantias emitidas traduz a confiança das empresas mutualistas e de todos os ‘stakeholders’ da garantia mútua em Portugal”.

A importância do papel desempenhado pelo Sistema Nacional de Garantia Mútua, de que a Norgarante faz parte, no apoio às pequenas e médias empresas e na redução dos juros bancários é “evidenciado num estudo recente da Universidade Católica que confirma o impacto virtuoso do sistema na economia nacional”.

Teresa Duarte realça que, contabilizando a produção da Norgarante e das três sociedades de garantia mútua que operam no nosso país, Lisgarante, Garval e Agrogarante, foi possível “alavancar um volume de investimento adicional àquele que as empresas conseguiram, dispondo apenas dos seus recursos superior a 2,6 mil milhões de euros”, conseguindo assim “reduzir significativamente os juros bancários e exportar mais”.

No balanço do primeiro semestre de 2017, a Norgarante regista o apoio a 4.755 empresas, maioritariamente na obtenção de financiamento bancário. O investimento viabilizado foi superior a 518 milhões de euros e destinou-se à criação de novos negócios e projetos de autoemprego até investimentos de modernização ou inovação e programas de internacionalização.

Neste momento, a Norgarante apoia mais de 23 mil empresas, sendo a respetiva carteira de garantias superior a 1,5 milhões de euros.

Em 2016, a maior parte das garantias emitidas destinou-se a empresas dos setores de comércio por grosso e a retalho (29%), indústria transformadora, com destaque para a fabricação de produtos metálicos (8%), têxteis (5%) e indústria do couro e dos produtos dele derivados (4%) e vestuário (4%).

Com agências no Porto, Braga, Aveiro e Viseu, a Norgarante facilita o acesso a diversas fontes de financiamento e conta, entre os instrumentos de apoio às empresas, com as linhas Capitalizar (dotação de 1600 milhões de euros), Garantia Mútua IFD 2016-2020 (dotação de 1000 milhões) e a Linha Adiantamentos de Incentivos – Portugal 2020, destinada a antecipar parcialmente de incentivos aprovados pelo programa Portugal 2020.