Sempre que vamos à feira do livro de Lisboa, ouvimos através do sistema de som uma voz simpática que nos indica a hora dos eventos, os livros do dia e outras informações sempre muito preciosas.
Paula Magalhães nascida no Barreiro é uma prestigiada investigadora de teatro (ver abaixo nota biográfica) e falou em declarações exclusivas ao Jornal Audiência sobre esta sua experiência de quase três décadas: “Já faço a voz off da feira do livro há quase 30 anos. Comecei quando trabalhava na Rádio Voz de Almada, através do convite de um colega de trabalho, o José Barata, que na altura já tinha a concessão do som da feira. Convidou-me para integrar a equipa. Faço a voz off da feira desde então. Quando comecei, as iniciativas cabiam num programa que era impresso antes da feira começar e as sessões de autógrafos também eram muito reduzidas. Actualmente, são muitas as atividades que decorrem na feira todos os dias e também muitos os autores que se deslocam à feira para assinar as suas obras.”
Actualmente é a encenadora da peça “Viagem a um país sem cor“, em cena no Barreiro até dia 22 de Fevereiro 2025.
Nota biográfica:
Paula Gomes Magalhães (n.1971) é investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde coordena a linha de investigação de História do Teatro e do Espetáculo.
É doutorada e mestre em Estudos de Teatro pela FLUL. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lecionou na Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa, na Pós-Graduação em Animação de Histórias e no Programa de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Teatro.
É membro da direção executiva da revista Sinais de Cena – Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas e do conselho editorial da Ponto – História do Teatro em Portugal revista. É membro das Comissões de Acompanhamento e Avaliação da DGArtes, para a área do Teatro. É membro da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro onde, há cerca de 35 anos, desenvolve atividade como atriz, formadora e encenadora.
Investiga várias práticas de teatro popular em Portugal, nomeadamente o Teatro de Feira. Publicou vários estudos relacionados com Lisboa e as práticas teatrais, nomeadamente: Belle Époque – A Lisboa de Finais do Século XIX e Início do Século XX (Esfera dos Livros, 2014); Teatro da Trindade 150 Anos – O Palco da Diversidade (Guerra e Paz, 2017); Sousa Bastos (INCM, 2018) e Os Loucos Anos 20: Diário da Lisboa Boémia (Planeta, 2021).