Depois de mais de 20 anos ao serviço da paróquia de Perosinho, o pe. Augusto Pereira Batista, por razões da idade, despediu-se dos seus paroquianos e amigos, no passado dia 12 de setembro, celebrando uma missa campal no adro da igreja paroquial, no que foi acolitado pelo perosinhense frei José Manuel.

 

 

Presentes todas as coletividades locais, instituições da paróquia e largas dezenas de fiéis, sendo a celebração solenizada pela atuação de um organista e de uma cantora, em razão das atuais circunstâncias.

Na homilia, o pe. Batista, aproveitando os textos bíblicos do dia, disse do seu desejo, de após longos anos de serviço na comunidade, partilhar com todos a mensagem do perdão.” A ninguém e muito menos ao cristão é lícito desprezar, julgar ou condenar quem pensa de maneira diferente… Reconheço as minhas muitas falhas e limitações, para as quais peço o vosso perdão e a vossa compreensão e os meus desejos de que o Senhor também os perdoe que derrame sobre todos e cada um de vós as Suas bênçãos.”

 No final e em nome da paróquia a dra. Rosa Maria Teixeira agradeceu ao pe. Batista toda a atividade desenvolvida ao longo dos anos em que a serviu, terminando dizendo “que o Senhor o acompanhe e recompense e muito obrigado por tudo quanto nos deu”.

E de todas estas atividades, poderemos destacar  o carinho pelas crianças e jovens da Catequese a quem dedicava semanalmente uma eucaristia, a sua preocupação  com o Jardim de Infância e  Centro de Dia ,  o acompanhamento dos mais idosos e doentes e o esforço para a legalização dos terrenos que a paróquia, em tempos do seu antecessor o saudoso pe. Joaquim Marques de Oliveira,  doou às coletividades da freguesia.

No domingo, dia 13 registou-se a solene entrada do novo pároco, pe. Manuel Lopes Ribeiro, em luzido cortejo, acompanhado pelo vigário da Vara pe. Joaquim Paiva, pelo pe. Jorge Nunes e frei José Manuel, responsáveis pelos serviços da paróquia e de todas as coletividades da freguesia com os respetivas bandeiras e de inúmeros fiéis.

Magníficos os tapetes de flores com desenhos e frases religiosas que cobriam uma faixa desde o adro à Igreja em que, num deles, se podia ler “Bem-vindo aquele que vem em nome do Senhor”.

No início da eucaristia, o pe. Joaquim Paiva leu o decreto assinado pelo bispo do Porto d. Manuel Linda em que nomeava  o pe. Manuel Lopes Ribeiro como novo pároco de Perosinho, em acumulação com a paróquia de Canelas e que na homilia pediu aos seus novos paroquianos a melhor colaboração para esta  tarefa que a Igreja agora lhe confiou.

A dra.  Maria Rosa Teixeira saudou o pe. Manuel Ribeiro, agradecendo-lhe ter aceite servir a comunidade de Perosinho e manifestou-lhe a disponibilidade de todos os organismos para o ajudarem nesta sua nova missão.

Agradeceu o pe. Manuel a forma como foi recebido, e fazendo referência aos tapetes de flores disse: “que pena terem sido pisados. Que beleza”!

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com