O Plano para 2020, prevê um investimento na ilha do Pico de 62 milhões de euros, mais 12% do que em 2019, e reflete o compromisso assumido pelo Partido Socialista para com os Picarotos. Na presente legislatura já foram investidos valores superiores a 200 milhões de euros, o que é bem demonstrativo da atenção deste governo para com a ilha do Pico, que já viu concretizadas ou em fase de finalização a maioria das ações previstas.

No plano e orçamento do próximo ano estão contempladas medidas importantes para a nossa ilha, como é o caso dos 17, 1 Milhões de euros para a Agricultura, que vão permitir continuar e aposta no sector vitivinícola, assim como a abertura e conclusão de caminhos agrícolas e o abastecimento de água. No caso dos Transportes, merece destaque a verba de 11,5 Milhões de euros para os transportes e o início das obras do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de São Roque do Pico. No setor das Pescas, cujo investimento ronda os 8,5 Milhões euros, temos prevista a obra do Núcleo de Pescas da Madalena, a construção da nova Fábrica da COFACO e o Projeto de Requalificação do Entreposto Frigorifico da Madalena.

Podemos afirmar que a economia da Ilha do Pico, continua a crescer fruto da estratégia de desenvolvimento económico levada a efeito pelo Governo do Partido Socialista dos Açores que soube capitalizar o empreendedorismo dos Picarotos e as especificidades da ilha, disponibilizando os instrumentos e as ferramentas necessárias para promover o seu desenvolvimento sustentado.

O Plano do próximo ano reflete a confiança que vive a Economia do Pico e que nos permitiu, nos últimos quatro anos ser das ilhas que mais aproveitou o sistema de incentivos, nas diferentes áreas da economia, fomentando o surgimento de novas empresas e de mais emprego – em cinco anos o nº de desempregados reduziu em menos 43%.

No turismo, crescemos no alojamento e os proveitos totais dos estabelecimentos hoteleiros cresceram 60%, mais de 3 milhões de euros, o que é demonstrativo de um contínuo crescimento, conforme já registado em outubro de 2019. Aqui, temos que reconhecer a contribuição da Transportadora Aérea – SATA – no incremento e melhoria das acessibilidades aéreas de/e para a Ilha do Pico. Também os transportes marítimos, com um aumento de 16,1% registado no transporte de passageiros, revelam o quanto a empresa Atlanticoline contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da Ilha do Pico.

Sabemos que podemos contar com o Governo do Partido Socialista, não só pelo que está previsto para o futuro, mas principalmente pelo facto de ter estado presente sempre que precisamos. Foi assim face à intempérie ocorrida a 27 e 28 de fevereiro de 2017, que danificou o Porto da Madalena e as infraestruturas de apoio às Pescas, em que o investimento de 5,2 milhões de euros suportado pelo orçamento da região, permite realizar a recuperação do molhe e manto de proteção. Também a celeridade no processo de construção do novo Navio “Mestre Feijó”, para normalizar os transportes marítimos no triângulo, em especial nas rotas, Faial/Pico/São Jorge, demonstra que o Governo dos Açores está presente.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com