Os atletas com síndrome de Down são um orgulho de Portugal. A missão Portuguesa que se deslocou a Ferrara, Itália, para a 1ª edição do EuroTrigames conquistou 63 medalhas, 30 de ouro, 20 de prata e 13 de bronze. Estivemos à conversa com António Pereira, diretor técnico da ANDII (Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual) com sede em Vila Nova de Gaia, que dedica a sua vida com muito amor a esta causa.

 

 

O objetivo da vossa participação foi alcançado?

De uma forma geral, o objetivo da missão portuguesa foi alcançado. Tivemos atletas medalhados nas 6 modalidades em que marcamos presença: Atletismo, Basquetebol 4×4, Futsal, Natação e Ténis de Mesa.

 

 

Com 63 medalhas alcançadas, é motivo de grande orgulho para Portugal….

Estou convencido que será motivo de orgulho para todos os portugueses. Todos sabemos que o Desporto Adaptado no seu geral e o Desporto para atletas com Síndrome de Down em particular não tem um grande impacto mediático. No entanto, têm sido várias as mensagens de apoio e de congratulação pelos resultados alcançados pelos nossos atletas nesta 1ª edição dos Euro TriGames, sobretudo nas redes sociais.

 

Quantos atletas participaram neste grande evento Internacional?

Participaram 400 atletas de 18 nações. A Missão Portuguesa foi composta por 60 participantes, sendo que 40 eram atletas e 20 pessoas de staff. Os atletas participantes são de vários pontos do país que vão desde Fafe ao Algarve, passando pelo interior como Sabugal ou Castelo Branco até à ilha da Madeira.

 

 

Qual é a grande missão da ANDDI em Portugal?

A ANDDI-PORTUGAL – Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual, é uma Instituição sem fins lucrativos, cuja principal atividade é fomentar e organizar a prática de atividades desportivas de competição, para atletas nacionais portadores de deficiência mental / incapacidade intelectual, a levar a efeito tanto em Portugal como no estrangeiro com o objetivo fundamental da sua plena reabilitação e integração na sociedade.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com