O Posto de Turismo de São Brás, que se localiza na Estrada Regional, junto ao restaurante “Cantinho do Cais”, foi inaugurado no passado dia 20 de agosto, com o intuito de dar a conhecer a todos os turistas, os locais mais emblemáticos da freguesia e do concelho da Ribeira Grande. Preparado para receber nómadas digitais, este novo equipamento está dotado de quatro computadores, internet gratuita e espaços de trabalho, de modo a satisfazer todas as necessidades de quem o visita.

 

Orçado em cerca de 35 mil euros, o Posto de Turismo de São Brás surgiu de um acordo interadministrativo, que foi assinado entre a Câmara Municipal da Ribeira Grande, entidade que financiou as obras, e a Junta de Freguesia desta localidade, no âmbito da descentralização de serviços e informação.

Por conseguinte, este novo equipamento foi inaugurado no passado dia 20 de agosto, por António Monteiro, presidente da Junta de Freguesia de São Brás, e Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, durante uma cerimónia que contemplou a bênção do espaço e contou com a presença do vice-presidente da autarquia ribeiragrandense, Carlos Anselmo, dos vereadores José António Garcia, Cátia Sousa e João Dâmaso Moniz, assim como de vários membros do executivo da Junta e da Assembleia de Freguesia desta localidade.

Localizado na Estrada Regional, junto ao restaurante “Cantinho do Cais”, o Posto de Turismo visa fornecer informações úteis, acerca dos principais pontos turísticos da freguesia e do concelho. “São Brás faz fronteira com a costa Norte e, com este equipamento, os turistas que vêm da Ribeira Grande podem parar, aqui, no nosso Posto de Turismo, que criou mais dois postos de trabalho na localidade, onde podem encontrar um Guia Turístico, com toda a informação de que necessitam, para terem conhecimento acerca do que podem encontrar, de modo poderem visitar todos os locais da sua preferência. Neste novo equipamento, disponibilizamos quatro computadores com internet, para que os visitantes possam utilizar como pretenderem, o que é uma grande ajuda a todos os que nos visitam e passam por aqui”, salientou António Monteiro, presidente da Junta de Freguesia de São Brás, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA.

Neste seguimento, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, ressaltou, em exclusivo ao AUDIÊNCIA, que “a inauguração deste equipamento, para nós, é muito importante, porque vem descentralizar o serviço da oferta turística no concelho. Portanto, a Freguesia de São Brás é uma localidade que, do nosso ponto de vista, está muito bem localizada geograficamente e faz ligação com outras localidades da zona nascente do concelho e, eu dira que, é quase uma paragem obrigatória que as pessoas fazem, quer pela restauração local, quer pela proximidade, como por exemplo, à Lagoa de São Brás”.

Assumindo-se como sendo um local a visitar, São Brás é uma freguesia com história e cultura, que tem ao seu dispor património arquitetónico, religioso e civil, que merece ser divulgado e valorizado. A Igreja de São Brás, o jardim da localidade, os fontenários, a Praceta do Trabalhador, o Largo de São João, o polidesportivo e a Lagoa de São Brás são alguns dos símbolos identitários deste local diferenciador que, segundo António Monteiro, “tem bons restaurantes, excelentes espaços de lazer, parques infantis e muito para oferecer”.

Garantindo que este Posto de Turismo também vai beneficiar o comércio local, o presidente da Junta de Freguesia de São Brás, aproveitou a ocasião para destacar a importância da paragem de autocarros anexa a este equipamento, onde constam todas as informações, relacionadas com os trajetos e os horários dos transportes públicos e que “vai beneficiar muitas crianças desta freguesia, principalmente aquelas que vão para a Escola da Maia, mas, também, os nossos visitantes”.

Parabenizando a Junta de Freguesia pela obra realizada, o edil ribeiragrandense fez questão de enaltecer que “o espaço onde foi edificado o Posto de Turismo era um edifício camarário, que estava degradado. Portanto, a Junta de Freguesia recuperou este imóvel e, agora, consegue oferecer um serviço que, na nossa opinião, vem ao encontro de uma necessidade que está a aparecer, relacionada com o facto de cada vez mais pessoas visitarem a nossa ilha, permitindo fornecer informação turística”, evidenciando que “no local, também existe uma paragem de autocarros, com toda a informação útil. Nós temos visto, cada vez mais, os turistas a utilizarem os transportes públicos, o que é um bom sinal, e este acaba por ser um equipamento que fazia falta no nosso concelho, em particular, naquela zona, em São Brás, e que vem colmatar esta necessidade”.