A Tuna Musical de Santa Marinha instituiu o Prémio Cultural José Guimarães, galardão que visa distinguir os jovens artistas e autores, de idade compreendida entre os 15 e os 30 anos, que se destaquem anualmente no panorama cultural gaiense entre setembro e julho, a partir da temporada 2019-2020. Com esta distinção pretende-se estimular os jovens autores e artistas locais, valorizar a atividade desenvolvida pelas estruturas existentes em Gaia e incentivar o surgimento de novos artistas, autores e lugares de criação, do teatro à dança, do canto à música, da literatura ao cinema, das artes plásticas às demais formas de expressão artística, gerando maior oferta cultural.

Composto por três membros, o júri é liderado pelo professor e investigador universitário José Luís Guimarães, com uma atividade artística diversa e multifacetada, que inclui a escrita em poesia e prosa, a música, o desenho, a pintura, a cenografia e a arquitetura, e integra ainda o antigo Governador Civil do Distrito do Porto Manuel Moreira e o encenador e pedagogo teatral Roberto Merino, que nomeou cinco candidatos à conquista daquele galardão. São eles as fadistas Bruna Moreira e Cassandra Oliveira; o encenador e ator Joel Sines; a atriz Margarida Martins; e o ator Ricardo Ribeiro. O vencedor será agora escolhido por voto popular, entre os artistas nomeados, até final de agosto, através do email premioculturaljg@gmail.com.

O Prémio Cultural José Guimarães é constituído por uma escultura concebida pelo artista plástico Acácio de Carvalho, cidadão nascido em Gaia (freguesia de Santa Marinha). Docente universitário jubilado, pintor e escultor formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, com participação em inúmeras exposições individuais e coletivas, Acácio de Carvalho iniciou-se na pintura e trabalhou como designer gráfico no Jornal de Notícias, mas ligou-se rapidamente ao teatro, como ator, encenador e principalmente como cenógrafo, disciplina artística em que se formou na Universidade de Boston, tendo colaborado em mais de 100 produções de teatro, dança, ópera e cinema.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com