“QUEREMOS PRESERVAR AS RAÍZES, RESPEITAR AS PESSOAS E HONRAR A MEMÓRIA DA NOSSA TERRA”

Numa entrevista ao AUDIÊNCIA, Rui Costa, candidato à Assembleia de Freguesia de Canidelo pela Aliana Democrática, que junta o Partido Social-Democrata (PPD/PSD), o Centro Democrático Social (CDS) e o Partido Popular Monárquico (PPM), garantiu que a Freguesia está a “atravessar, há muito tempo, uma forte estagnação e inércia”. Neste âmbito, o candidato assegurou que lidera um projeto “que pretende mudar e fazer mais e melhor por Canidelo”, admitindo que as suas prioridades estão focadas na restruturação e reorganização dos serviços da Junta de Freguesia, assim como nas áreas dos transportes e mobilidade, habitação e ação social. Rui Costa não deixou de asseverar, ainda, que “sentiremos, viveremos e serviremos «Canidelo por inteiro»”.

 

 

 

Quais são as principais motivações e porque decidiu candidatar-se ao cargo de presidente da Assembleia de Freguesia de Canidelo?

A minha maior motivação para ter aceitado este desafio foi o facto de Canidelo atravessar, há muito tempo, uma forte estagnação e inércia. Sinto ser a hora de liderar um projeto ambicioso e diferenciador para a Freguesia, um projeto que pretende mudar e fazer mais e melhor por Canidelo. Não estou sozinho nesta caminhada. Tenho, a meu lado, uma equipa jovem, muito dinâmica, sensibilizada e empenhada. Todos descomprometidos com a política, mas com uma enorme vontade de trabalhar para o crescimento e desenvolvimento de Canidelo. Proximidade e compromisso com os canidelenses. Fazer mais e melhor por todos. Não será fácil, temos consciência disso, mas se fosse, também, não seria para nós.

 

Como vê a evolução e o trabalho que o atual executivo tem realizado na Freguesia ao longo dos últimos oito anos? O que teria feito de diferente?

Em oito anos de liderança socialista, sinceramente, não consigo constatar grande evolução. Canidelo precisa ser vista como um todo e não como uma parte. O trabalho realizado pelo executivo, ao longo destes dois mandatos, teve por base a gestão da Freguesia e uma aposta na ação social, esta última com um ligeiro reforço, no último ano e meio, devido ao estado de pandemia, que Portugal e o mundo estão a viver, mas, tudo o resto está esquecido. A obra concretizada já estava projetada na gestão camarária de Luís Filipe Meneses, dou como exemplo o Pavilhão Municipal Carlos Resende, o Parque de S. Paio e o Parque de Jogos Manoel Marques Gomes (o PS toma esta obra como sua, quando, na realidade foi financiada a 100% pela empresa Irmãdona Supermercados S.A., mais conhecida como Mercadona), tendo agora, muito recentemente, sido concretizados. Foram oito anos sem visão e estratégia para uma Freguesia que, sendo a única no concelho a ter rio e mar, não tem vias estruturantes que sustentem esta mais-valia. É urgente implementá-las e potenciar o nosso turismo, o desporto náutico, para colocar Canidelo à frente, face ao crescimento urbanístico, que se tem feito sentir. A nossa Freguesia já não é apenas um polo rural do concelho, mas sim, um polo urbano, que deve ser pensado e estruturado de forma a garantir à sua população qualidade de vida e bem-estar.

 

Se for eleito, o que anseia concretizar durante o seu primeiro mandato, em prol do desenvolvimento da população e da Freguesia? Pode mencionar alguns projetos que anseia implementar?

Face às carências atuais da Freguesia, não é fácil estabelecer prioridades, mas áreas como a habitação social destinada às famílias mais vulneráveis e jovens, ação social versus acompanhamento sénior, ambiente, desporto e lazer, mobilidade e transportes, levam-nos a questionar as opções políticas da maioria socialista. Todavia, definimos como prioridades para o primeiro mandato a restruturação e reorganização dos serviços da Junta, nomeadamente em termos de informatização e digitalização dos serviços; transportes e mobilidade, habitação; e ação social. Vários são os projetos que pretendemos implementar na Freguesia. Na habitação, com a requalificação e reabilitação urbana da zona histórica (Viso), posteriormente alargada a outros lugares. No turismo, com a requalificação e revitalização do parque de campismo, estabelecimento de visitas guiadas ao Geossítio de Lavadores. No desporto, com a implementação de mais equipamentos desportivos tais como: construção de uma piscina, de um skate park, de campos de vólei, andebol e futebol de praia. No ambiente, com a requalificação das ribeiras de Canide e do Ralo. Para os conhecer melhor, convidamos os leitores a acompanhar a nossa página do Facebook Rui Costa – Canidelo, a leitura das páginas centrais do jornal de campanha e o manifesto eleitoral que está disponível.

 

Que mensagem gostaria de deixar à população?

Deixo um apelo: independentemente das opções políticas de cada um, não façam parte do número dos abstencionistas. No dia 26 de setembro, exerçam o vosso direito de voto e saiam à rua para ir votar. Nestas eleições, podem optar por cinco projetos diferenciados para Canidelo. A escolha é vossa: estagnação ou mudança. Pela minha parte, deixo-vos uma garantia: cumprirei as minhas funções até ao fim, com o desígnio de que queremos mudar pela proximidade e pelo compromisso. Queremos preservar as raízes, respeitar as pessoas e honrar a memória da nossa terra. Garantir que sentiremos, viveremos e serviremos “Canidelo por inteiro”.