O curso de pescador é uma iniciativa que faz parte da estratégia do Governo dos Açores para a capacitação da fileira da pesca.

O curso de pescador foi lecionado no Clube Naval de Rabo de Peixe, promovido em colaboração com a Associação Sete Mares, que participou na sinalização, na mobilização e no acompanhamento dos formandos.

Os módulos do curso de pescador incidiram sobre técnicas de captura, manipulação, conservação e acondicionamento de pescado, exploração sustentável dos recursos, segurança a bordo, primeiros socorros e combate a incêndios.

Na última aula, que ocorreu a 28 de setembro, esteve presente o Diretor Regional das Pescas, que afirmou que a aposta na formação profissional “é o caminho para dignificar os profissionais da pesca e a comunidade piscatória”.

Luís Rodrigues destacou o “caráter inovador” deste concurso, por incluir conteúdos ligados à legislação da pesca, à importância de respeitar os tamanhos mínimos de captura, os períodos de defeso, as áreas marinhas protegidas, entre outros temas, através de uma colaboração com a Inspeção Regional das Pescas.

O curso contou ainda com a colaboração de técnicos do Programa Nacional de Recolha de Dados, que abordaram questões relacionadas com a importância da participação dos pescadores na investigação e na produção de conhecimento para apoio à decisão.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com