Numa pequena cerimónia nos Paços do Concelho da Ribeira Grande a 5 de fevereiro, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, recebeu Renato Pinto Ribeiro, vereador da Câmara Municipal da Trofa (distrito do Porto). Na ocasião, os políticos falaram em “sinergias” criadas entre os dois municípios com o objetivo de proporcionar diversas oportunidades nos respetivos municípios.

 

A presença de Renato Pinto Ribeiro na Ribeira Grande, por ocasião da XV Gala Audiência, levou-o a ser recebido nos Paços do Concelho por Alexandre Gaudêncio, numa cerimónia em que também esteve presente Hernâni Costa, presidente da Junta de Freguesia da Matriz (Ribeira Grande).

Durante o encontro entre os autarcas, ficou explícito o gosto que os dois municípios têm em colaborar ativamente um com o outro, pelo menos “enquanto as pessoas que estiverem à frente [dos municípios] o desejarem”, sendo que esta boa relação “trará benefícios quer para a área empresarial ribeiragrandense, quer para a trofense”, disse o vereador da Câmara Municipal da Trofa no final da cerimónia, em declarações ao AUDIÊNCIA.

Por sua vez, Alexandre Gaudêncio também se mostrou contente por esta relação que se tem vindo a mostrar de amizade entre as duas autarquias, lembrando que parcerias a nível económico, social e cultural poderão ser estabelecidas entre ambos os municípios, dando exemplos práticos, como o facto de Vânia Dilac (que atuou na noite de 3 de fevereiro na Gala Audiência e recebeu o Troféu AUDIÊNCIA Cultura & Espetáculo) ter sido convidada para atuar no festival de música BeLive Trofa, o que “leva também o nome da Ribeira Grande à Trofa”.

Da mesma forma, o presidente do município ribeiragrandense lembra que há cerca de dois anos, “aquando da passagem do presidente da Câmara [Municipal da Trofa, Sérgio Humberto] pela Ribeira Grande, transmitimos uma série de investimentos que estão a ser feitos no concelho, e a ideia é que possam haver sinergias a nível de contactos a possíveis investidores da Trofa que possam olhar para a Ribeira Grande como uma possibilidade de investimento”. Nessa mesma base, revelou ainda que já foram feitas “as primeiras conversações” ainda que “sem compromissos”, com o grupo “Trofa Saúde”, tendo como objetivo, segundo Renato Pinto Ribeiro, um possível “transporte” daquela empresa para a Ribeira Grande.

Ainda de acordo com Alexandre Gaudêncio, “vemos com muito bons olhos essa proximidade de contactos que nos podem ajudar a abrir caminhos e trazer investidores que podem ser benéficos” para a Ribeira Grande.

Durante a visita de Renato Pinto Ribeiro aos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Ribeira Grande ficou prometida a presença de Alexandre Gaudêncio e Hernâni Costa na inauguração dos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Trofa – o único município que não possui Paços do Concelho no país – dentro de dois anos.

Este será um “momento marcante na vida daquela autarquia” que não pode passar despercebido, pois enquanto presidente de Junta, Hernâni Costa confessa que sente as “dores” dos colegas e sabe “as dificuldades por que os municípios enfrentam”. “Por isso mesmo é lógico que seria um prazer estar presente num momento destes que marcará a história do Município”, conclui.

Também o vereador da Trofa se mostrou satisfeito com a pretensão de Alexandre Gaudêncio e Hernâni Costa em quererem assistir ao momento, pois “daqui por dois anos vamos deixar de ser o único município do país sem Paços do Concelho e nessa altura quero lá ver os meus amigos e a Trofa quer ver os seus amigos”.

Renato Pinto Ribeiro remata ainda: “embora não sejamos municípios geminados, somos municípios amigos”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com