RIBEIRA GRANDE ACOLHE A 41.ª EUROPEAN JUGGLING CONVENTION

A Ribeira Grande acolheu, de 28 de julho a 5 de agosto, a 41.ª edição da European Juggling Convention, evento que se realizou pela primeira vez em Portugal e que reuniu cerca de dois mil malabaristas de todo o mundo.

A apresentação do evento teve lugar, no Teatro Ribeiragrandense, momento que contou com a presença do presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, Frederico O’Neill, da Associação 9 Circos, e o palhaço Concertino.

“Este é um evento que conseguimos fechá-lo há 2 anos atrás. Desde que a associação nos apresentou o projeto, não hesitamos em apoiá-lo. É a primeira vez em Portugal, e vai acontecer aqui, na Ribeira Grande.” afirmou Alexandre Gaudêncio. Tendo em conta a altura do ano em que se realiza, “Para nós é fundamental neste altura do ano pois dinamiza a cidade a dinamiza o nosso comércio local.” O evento terá um lugar de campismo mas “ alguns artistas vão ficar nos alojamentos locais.”, afirmou Frederico O’Neill.

A 41.ª European Juggling Convention decorrerá nos terrenos e pavilhão da Associação Agrícola de São Miguel e terá um programa bastante preenchido ao longo dos sete dias. Estão previstas atuações diárias complementadas por espetáculos da dança e música. Para Frederico, “O objetivo é que este espetáculo chegue a todas as freguesias, para assim, descentralizar um pouco o evento da Ribeira Grande mas mantendo-se sempre no concelho.”

Um dos pontos altos foi o desfile dos malabaristas pelo centro histórico da cidade da Ribeira Grande ao longo do qual cada um executará a sua arte. A parada, que se realizou no dia 29 de julho, junta todos os malabaristas presentes e será uma oportunidade única para se ver bolas, arcos, pinos e outros objetos cortantes ou flamejantes no ar quase em simultâneo, o que conferirá um colorido bastante diversificado à cidade. O desfile irá começar na Rua Direita até ao Largo da Cascata.

Para esse dia também está programado, para depois de almoço, “ as Olimpíadas do Malabarismo, no qual, os malabaristas vão disputar, de forma saudável, quem consegue maior tempo de equilíbrio ou quem consegue atirar mais bolas ao ar. Depois, vamos ter um espetáculo de abertura que irá ser realizado por um artista português o João Paulo Santos, no jardim do município às 17:30h.” afirmou Frederico.

O programa conta com alguns espetáculos surpresa.”Vamos ter espetáculos de rua surpresa espalhados pela Ribeira Grande. As pessoas têm que estar atentas à página no facebook onde serão colocadas todas as informações destes espetáculos que vão acontecer entre as 18h e as 20h. O nosso objetivo é ligar a comunidade malabarista e a comunidade local fora do recinto.”

A parte social não é esquecida neste evento, onde haverá um dia dedicado à troca de conhecimentos entre os artistas internacionais e os pequenos aprendizes. “Iremos ter um dia dedicado ao trabalho social, numa espécie de intercâmbio de um projeto alemão de circo social juntamente com os nossos alunos do projeto “Um circo de mãos dadas”. Os nosso alunos irão deslocar-se ao evento e terão um contacto com culturas diferentes e técnicas muito avançadas.”, reforça Frederico.

O Palhaço Concertino,um artista alemão, foi o primeiro a chegar para este evento. “É um evento espetacular de artistas que querem partilhar conhecimento entre todos e mostrar espetáculos na rua e fazer os Açores ainda mais coloridos. Estou feliz por estar aqui.”

O autarca não escondeu o orgulho pelo facto de “a Ribeira Grande ser a porta de entrada deste evento em Portugal”, destacando tratar-se de uma “oportunidade única para promovermos a cidade e o concelho através de um evento que, normalmente, só se realiza uma vez em cada cidade.”

“A Ribeira Grande vai ser o ponto de encontro de milhares de malabaristas – profissionais e amadores – que correm o mundo para marcarem presença nesta convenção”, destacou Alexandre Gaudêncio.

Os bilhetes estão à venda na porta do recinto. O passe semanal custa 180 euros e bilhete diário varia entre os 25 e 35 euros, dependendo do dia. Os espetáculos de rua são gratuitos.