A Bloom Consulting premiou o concelho da Ribeira Grande com a “Marca Estrela”, no âmbito da 7ª edição do “Portugal City Brand Ranking”. O concelho da Ilha de São Miguel ficou em 3º lugar regional e, em ano de pandemia, conseguiu subir 28 posições no ranking nacional. A pequena cerimónia de entrega do prémio aconteceu no passado dia 9 de fevereiro, na Câmara Municipal da Ribeira Grande, e contou com a presença de Filipe Roquette, diretor-geral da Bloom Consulting em Portugal. Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande, agradeceu o reconhecimento, mas admitiu que este vem reforçar a responsabilidade que o município tem para o futuro.
A Ribeira Grande foi considerada “Marca Estrela” e conquistou o 3º lugar regional na 7ª edição do “Portugal City Brand Ranking”, da Bloom Consulting. Filipe Roquette, diretor-geral da Bloom Consulting em Portugal, entregou, em mãos, a distinção a Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande. Os vereadores José António Garcia e João Moniz, também marcaram presença na pequena cerimónia, que aconteceu no edifício da Câmara Municipal da Ribeira Grande, no dia 9 de fevereiro.
A Bloom Consulting analisa o desempenho das estratégias de marca de todos os municípios portugueses em três dimensões. “O objetivo aqui é entender a força que cada uma dessas marcas tem a chegar aos seus públicos-alvo”, disse Filipe Roquette, que explicou ainda as dimensões analisadas e usadas na fórmula matemática que pontua os municípios. “Para calcularmos estas marcas, ou a dinâmica destas marcas, temos três dimensões. Uma primeira dimensão mede o efeito real da marca no território. Uma boa marca turística tem turistas a chegar ao território, tem taxas de ocupação altas, etc. Com isso medimos, através de estatísticas, o peso da marca nos territórios, em cada um dos 308 territórios. A segunda variável mede a procura proativa, com uma ferramenta própria, conseguimos perceber quantas buscas online são feitas por cada município, por cada temática, em que altura do ano, e assim percebemos se a marca é reconhecida e procurada. Uma terceira variável analisa um pouco o inverso, o que é que os municípios comunicam e um pouco de como é que os seus públicos aderem a essa mensagem. Se os sites e redes sociais do município são visitados, se as pessoas ficam, se vão a muitas páginas, se tem muitos likes, muitos seguidores”.
No ano de 2021 a pandemia assolou o país e o mundo, por isso, Filipe Roquette garantiu que esta conquista da Ribeira Grande é ainda mais grandiosa. “Este é um ano complicado, como eu disse, de muitas mudanças, de muitas variações, mas, no caso da Ribeira Grande, um ano muito especial, um ano em que sobe 28 posições no ranking nacional e em que sobe uma posição na Região dos Açores, que é sempre uma região com poucas mudanças, muito estável”, disse o diretor-geral da Bloom Consulting em Portugal.
Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, agradeceu o reconhecimento e referiu que é fruto do trabalho desenvolvido nos últimos anos, mas admitiu que reforça a responsabilidade do concelho para o futuro. “Gostaria, de forma singela e sincera, agradecer o reconhecimento à Bloom, dizer que, para nós, é com muita honra que recebemos este prémio e esta distinção, mas que, de certa forma, responsabiliza-nos para o futuro, dando este enfoque, que queremos continuar a desenvolver a nossa cidade e a nossa terra, fazendo crescer ainda mais naquilo que nos for possível”. E aqui o edil ribeiragrandense não esquece que este crescimento tão desejado, tem de respeitar as mais-valias da ilha e dos que nela habitam. “Temos a preocupação de nos afirmarmos cada vez mais pela positiva, quer como destino turístico, quer como destino sustentável, e aqui fazer uma menção à nossa preocupação com a sustentabilidade, quer da nossa economia local, quer daquilo que nos caracteriza, que é o nosso meio ambiente”, explicou.
Filipe Roquette, diretor geral de Bloom Consulting, é o primeiro a dizer, também que “toda a realidade dos Açores e dos seus municípios, têm ainda muito espaço de crescimento”.