A Câmara Municipal da Ribeira Grande iniciou a construção de um novo parque infantil no Jardim Paraíso, com o objetivo de substituir e melhorar o que existia anteriormente, uma vez que este apresentava sinais claros de deterioração, que colocavam em risco as crianças que o frequentavam.
A obra foi projetada pelo gabinete Triplinfinito e foi orçada em cerca de 85 mil euros, sendo que 80% do orçamento é suportado por fundos comunitários ao abrigo da candidatura ao programa PRORURAL+.
A autarquia assumiu também a opção de deslocalizar o parque para os terrenos mais a sul do Jardim Paraíso, de modo a facilitar o acesso e possibilitar uma maior proteção natural dos agentes atmosféricos, principalmente do vento e da chuva.
Segundo a Câmara Municipal da Ribeira Grande, o novo parque infantil vai ser dotado de duas zonas distintas que permitem o aproveitamento dos terrenos livres existentes no local. A zona 1 vai estar localizada no terreno que confronta com a escadaria que dá acesso ao jardim e a zona 2 vai ser construída no terrapleno que está situado à esquerda da ponte que atravessa a ribeira.
Neste contexto, o parque infantil do Jardim Paraíso vai dispor de cerca de 10 equipamentos, alguns dos quais apropriados para crianças portadores de deficiência física, que vão ser instalados sobre um pavimento amortecedor e ladeados por uma vedação urbana, de modo a salvaguardar a segurança das crianças.
De acordo com a Câmara Municipal da Ribeira Grande, o início dos trabalhos permite que os mesmos estejam concluídos antes do verão, “indo ao encontro da intenção da autarquia em reforçar a oferta de ocupação dos tempos livres das crianças e jovens em complemento às diversas atividades que decorrem no Largo Hintze Ribeiro”.