O concelho de Rio Tinto, em Gondomar, vai ter, na próxima época desportiva de 20/21, uma equipa federada de basquetebol no escalão de seniores femininos. Dando continuidade às suas equipas e atletas dos escalões de formação, o Club 5Basket competirá, assim, no Campeonato Nacional de 2ª Divisão.

A completar 9 anos de vida, o clube tem assim pela primeira vez uma equipa feminina que conta já com três atletas da casa e mais algumas que têm aparecido, agora que o clube irá ter uma equipa federada. Contudo, as inscrições continuam abertas para os interessados.

Na origem do Club 5Basket esteve a amizade de Vasco Silva e Eurico Brandão, que remonta ao tempo em que foram colegas de equipa, praticantes de minibasquete. Tendo acompanhado de perto o trabalho realizado por Eurico Brandão, nomeadamente na coordenação técnica da formação no FC Porto e no GD Basquete de Leça, Vasco Silva desafiou-o a ajudá-lo a cumprir o sonho que partilhava com Rute Coelho, de criar um clube de basquetebol, num formato que fosse ao encontro da filosofia que ambos partilhavam sobre a formação de jovens atletas e sobre a dinâmica que, no seu conceito, deveria ter um clube moderno. Reuniram-se de familiares e amigos, alguns dos quais, igualmente, com passado comum na modalidade, e nasceu o Club 5Basket.

Nesta sua ainda curta existência, o clube tem crescido tanto em número de atletas como no número de equipas. Já estão em funcionamento todos os escalões de formação, num total de 170 atletas de 13 equipas, na época passada.

Depois da constituição da 1ª equipa Sénior masculina, em 2016, na época de 2017/18 foi criada a 1ª equipa do escalão SUB19 feminino, e agora a primeira equipa de seniores femininos.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com