Os Santeiros de São Mamede do Coronado estão entre os 21 selecionados do distrito do Porto no concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular. A candidatura da Câmara Municipal da Trofa foi uma das aprovadas no certame, na categoria Artesanato, entre as inúmeras representações culturais do nosso país.

“Levar a secular arte santeira à celebração pública nacional da cultura popular” é um dos objetivos da candidatura, que pretende promover e preservar os Santeiros do Vale do Coronado, na Trofa, porque, de acordo com a Câmara Municipal, “são, hoje, um marco importante da valorização do património cultural, material e imaterial, associado à produção imaginária religiosa na Trofa e em Portugal”.

A Câmara Municipal da Trofa explicou que na segunda fase de votação pelo Painel de Especialistas, a lista de 21 patrimónios regionais por cada distrito ou região autónoma será reduzida a 7, pelo critério de maior número de votos, independentemente da categoria em que foram inscritos.

As eliminatórias regionais, que correspondem à quarta fase do concurso, vão decorrer entre julho e agosto de 2020. Neste seguimento, os 140 patrimónios finalistas regionais por distritos e regiões autónomas serão apresentados para votação pública a partir de julho de 220, aquando da realização dos 20 programas em direto na RTP 1.

Dos 7 patrimónios finalistas regionais selecionados em cada programa, será encontrado apenas um património vencedor por distritos e regiões autónomas, uma seleção que será efetuada por votação pública.

Promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a cultura popular a um patamar de causa pública são os intuitos do concurso, que conta com as categorias de Artesanato (onde se inserem os Santeiros de São Mamede do Coronado), Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e, ainda, Artefactos.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com