Foi aprovado no Programa de Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social o projeto “Sim, Somos Capazes”, uma iniciativa da Associação Desportiva e Cultural de Santa Isabel que conta com o apoio da Câmara Municipal de Gaia como investidor social. No total, este projeto envolverá um valor total de 231 mil euros, dos quais 70 mil serão financiados pela autarquia gaiense.

Esta iniciativa tem como propósito apoiar jovens com deficiência intelectual após a escolaridade obrigatória e promover a sua inclusão, sendo destinada a maiores de 18 anos e residentes em Gaia que não encontram na comunidade as respostas adequadas ao seu perfil e aspirações.

Integrados num edifício do agrupamento de escolas de Canelas, onde coabitam com outros projetos sociais, estes jovens sentem-se assim incluídos na sociedade e desenvolvem os seus sonhos e competências através de atividades empreendedoras, como a gestão do “Sim Café”, trabalhos de restauro na oficina, manutenção de jardins, horta, estufa ou galinheiro, bem como a “Banda Sem Nome (Ainda)”, o grupo de teatro “Talentos Sem Nome (Ainda)”, a prática de vela, natação surf, entre outros.

Para a autarquia gaiense, esta intervenção na problemática da deficiência representa uma oportunidade de complementar a resposta já existente nos programas de apoio a carências e necessidades sociais, como o GAIAaprende+(i).

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com