Desvendamos hoje a “solução de autor” da primeira prova do torneio “Solução à Vista!” e as respetivas pontuações alcançadas pelos nossos “detetives”, que dão origem à tabela classificativa que se publica a fechar esta edição. Entretanto, recordamos que o envio da proposta de solução à segunda prova, publicada no início deste mês, cujo prazo expira no próximo dia 30, deve ser acompanhada da pontuação atribuída por cada um dos concorrentes ao enigma “Que 31 Policiário”, de Alybi, tendo em vista o alinhamento da classificação final do concurso de produção “Mãos à Escrita!”, que decorre em paralelo com o nosso torneio de decifração, e que envolve os seguintes produtores: Alybi, Detetive Ynpru Sedente, Rigor Mortis, Bernie Leceiro, Ma(r)ta Hari, Porthos, Subchefe Ferrolho, Athos, Detetive Jeremias, Daniel Falcão e Búfalos Associados.

 

TORNEIO “SOLUÇÃO À VISTA!”

Solução da Prova nº. 1

“Que 31 Policiário”, de Alybi

Antes da publicação da “solução de autor” da primeira prova, recordamos o seu enunciado, sublinhando agora “a bold” as passagens que ajudaram os concorrentes a responder com sucesso ao pretendido, pesquisando depois os nomes dos criadores deste “31 Policiário” de Alybi:

 

“Está a sair do cais — soube-se mais tarde — o barco da morte, onde a mulher dos olhos cinzentos, alta morena e fatal jogou a última cartada, e disse: ninguém é eterno, e ordenou: sepultem-me bem fundo! E eis que lhe respeitaram a vontade, tão rica, tão bela e… morta. Tragédia em 3 actos. Cai o pano. Ele recebeu o dinheiro fatal, por ironia salteador e cavalheiro da fortuna indesejável, distraído, tropeça no cadáver inesperado, antes de uma visita macabra, dos mercadores de heranças e o inevitável choque de ambições. A mulher fantasma, marcada a fogo, no reino da perversidade. Carago! Foi trágico o último encontro. Knock-out. Quem sabe a verdade? As três beldades? O impostor? O tio prodigioso? — Perfídia que mata! Viagem sem regresso, um enigma para loucos, ou talvez, o mistério do iate desaparecido, certamente um desafio à polícia. Como assim? O diabo que resolva. São 31! Quais são eles?”

 

  1. O Barco da Morte, de Agatha Christie
  2. A Mulher de Olhos Cinzentos, de Harold Q. Masur
  3. Alta, Morena e Fatal, de Harold Q. Masur
  4. A Última Cartada, de Harold Q. Masur
  5. Ninguém é Eterno, de Harold Q. Masur
  6. Sepultem-me Bem Fundo, de Harold Q. Masur
  7. Tão Rica, Tão Bela e… Morta, de Harold Q. Masur
  8. Tragédia em 3 Actos, de Agatha Christie
  9. Cai o Pano, de Agatha Christie
  10. Dinheiro Fatal, de Harold Q. Masur
  11. Salteador e Cavalheiro, de Edgar Wallace
  12. Fortuna Indesejável, de A. A. Fair
  13. Cadáver Inesperado, de Harold Q. Masur
  14. Uma Visita Macabra, de Harold Q. Masur
  15. Mercadores de Heranças, de Harold Q. Masur
  16. Choque de Ambições, de Harold Q. Masur
  17. A Mulher Fantasma, de William Irish
  18. Marcada a Fogo, de Ben Benson
  19. No Reino da Perversidade, de Hartley Howard
  20. O Último Encontro, de Hartley Howard

21 Knock-out, de Sapper

  1. Quem Sabe a Verdade?, de Nicolas Freeling
  2. As Três Beldades, de Frank Gruber
  3. O Impostor, de E. Phillipe Oppenheim
  4. O Tio Prodigioso, de Frederic Brown
  5. Perfídia que Mata, de Nicolas Freeling
  6. Viagem sem Regresso, de Hartley Howard
  7. Um Enigma para Loucos, de Patrick Quentin
  8. O Mistério do Iate Desaparecido, de John D. Macdonald
  9. Desafio à Polícia, de Carter Dickson
  10. O Diabo que Resolva, de Ellery Quee

                                    

PONTUAÇÓES / CLASSIFICAÇÃO ATUAL (1ª. PROVA)

1º. Paulo: 13 pontos;

2º. Detetive Jeremias: 12 pontos;

3º. Da Vinci: 11 pontos;

4ºs. Abrótea, Agata Cristas, Amiga Rola, Arc Anjo, Beira-Rio, Bernie Leceiro, Bota Abaixo, Broa de Avintes, Búfalos Associados, Charadista, Detetive Bruno, Dona Sopas, Dragão de Santo Ovídio, Elisa Bethy, Faina do Mar, Haka Crimes, Holmes, Inspetor Guimarães, Inspetor Gigas, Inspetor Madeira, Inspetor Moscardo, Inspetor Mostarda, Inspetor Mucaba, Mancha Negra, Mário Gomes, Ma(r)ta Hari, Martelo, Menino Lucas, Mosca, Mosca Morta, Moura Encantada, Mula Velha, Oluap Snitram, O Madeirense, Os Mosqueteiros, Pedro Miguel, Pim-Pim Leite, Príncipe da Madalena, Solidário, Talismã, Tó Fadista, Visconde das Devesas e Zé de Mafamude: 10 pontos;

47ºs. Anónimo, Chico da Afurada, Mascarilha, Pena Cova: 9 pontos;

51ºs. Carlota Joaquina, Pequeno Simão, Santinho da Ladeira e Zurrapa Verde: 8 pontos;

55ºs. Detetive Vasofe, Necas e Vitinho: 7 pontos.

           

            OITO NOVOS CONCORRENTES

            No torneio de decifração “Solução à Vista!” (2022-2023), registamos a presença de oito novos “detetives” em iniciativas organizadas pela nossa secção. São eles Anónimo, Dona Sopas, Elisa Bethy, Inspetor Gigas, Mosca Morta, Paulo, Pedro Miguel e Pim-Pim Leite, que saudamos vivamente, desejando-lhes os maiores sucessos. Com eles, foram 57 (cinquenta e sete) os concorrentes que alinharam à partida.