A regata Women On Water Portugal, que se assume como sendo a maior regata feminina que se realiza no país, foi organizada pela Academia de Vela BBDouro, em parceria com o Hospital Lusíadas Saúde Porto e decorreu nos passados dias 18 e 19 de setembro, e apurou as equipas portuguesas que vão disputar a final internacional, que se realiza em Cascais, entre os 15 e 17 de outubro.

 

 

O campeonato foi disputado no Rio Douro, junto às margens de Vila Nova de Gaia e do Porto e contou com a presença das principais velejadoras nacionais, de onde destacam a olímpica Carolina João, as ex-olímpicas Sara Carmo (presente nos JO de Londres e no Rio de Janeiro), Rita Gonçalves (JO de Londres), assim como a esperança olímpica, Beatriz Gago.

No total, estiveram dez tripulações na água, num total de 40 velejadoras, que, ao longo de dois dias, realizaram 12 regatas. As quatro equipas mais bem classificadas disputaram a final na tarde de domingo, com o vencedor a ser encontrado no final de duas regatas. A vitória foi da tripulação do Algés e Dafundo, com Carolina João, Rita Gonçalves, Joana Azevedo e Frederica Franchi. As restantes 3 equipas apuradas para a final são provenientes do Clube Naval de Cascais. Em segundo lugar e terceiros lugares ficaram as tripulações lideradas por Inês Nolasco e Teresa Borges Coutinho, respetivamente. Por outro lado, a olímpica Sara Carmo fechou a classificação das equipas que se apuraram para a final.

A vencedora da época passada, Francisca Barros, velejadora da WeDoSailing/BBDouro, clube sediado na Douro Marina, em Gaia, não conseguiu revalidar o título, tendo sido eliminada na meia-final. No entanto, como na época passada a final internacional não se realizou devido à proliferação da covid-19, a atleta manteve o apuramento para estar presente na Women Champions League de 2021.

Neste seguimento, Vasco Antunes Pereira, CEO do Grupo Lusíadas Saúde, afirmou que “somos o maior parceiro de saúde do desporto nacional, com um envolvimento nas mais diversas áreas, da competição à promoção da atividade física associada a estilos de vida saudáveis. E, enquanto organização socialmente responsável, somos igualmente promotores dos princípios da Inclusão e da Diversidade. À luz deste posicionamento que a Lusíadas Saúde assume o compromisso de tornar acessível a prática desportiva a toda a população”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com