O município da Trofa celebrou, no passado dia 19 de novembro, 22 anos da sua passagem a concelho. Este ano, devido à proliferação da covid-19 em Portugal e no mundo, o habitual programa de atividades foi reduzido e condicionado às normas impostas pela Direção-Geral da Saúde, integrando ainda algumas iniciativas online.

 

 

A Câmara Municipal da Trofa promoveu inúmeras iniciativas, no âmbito das comemorações do 22º aniversário do município, que foram adaptadas ao atual contexto de pandemia e condicionadas às normas impostas pela Direção-Geral da Saúde.

As festividades arrancaram no passado dia 18 de novembro, com o projeto “Os Autarcas vão à Escola”, no contexto do qual, o executivo municipal esteve, através de videoconferência, à conversa com os alunos da EB1/JI de Cedões, do Agrupamento de Escolas da Trofa, e da EB Nº2 de Cerro, do Agrupamento de Escolas Coronado e Castro.

O “Feriado Municipal”, assinalado a 19 de novembro, começou com a cerimónia de hastear das bandeiras, que decorreu na sede da Câmara Municipal da Trofa e sucedeu-se com a realização da missa solene, na Igreja Paroquial de Guidões. Durante a tarde, entre as 14 horas e as 18 horas, esteve patente uma exposição sobre a Arte Sacra dos Santeiros de São Mamede do Coronado, na Antiga Estação da Trofa, que não foi oficialmente inaugurada devido ao atual contexto de pandemia. “O Natal ilumina-se na Trofa” aconteceu às 17h30 e traduziu-se num momento simbólico de ligação da iluminação natalícia nas ruas do concelho.

O programa comemorativo estendeu-se até ao dia 20 de novembro, com a apresentação do conto vencedor e cerimónia de entrega de prémios do Concurso Lusófono da Trofa, pelas 21 horas, através de videoconferência.

A Câmara Municipal da Trofa este ano, cumprindo as regras impostas pela Direção-Geral da Saúde, não formalizou o habitual convite às centenas de pessoas que, anualmente, integram estas comemorações. Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, afirmou, neste seguimento, que “este é um ato de cidadania e responsabilidade de todos nós. Temos na nossa vida um desafio maior, que urge ultrapassar. O orgulho e amor pela nossa Trofa só sairão reforçados, nesta data que esperamos comemorar com o dobro da força em novembro de 2021”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com