TROFA DISTINGUIDA COM DOZE BANDEIRAS ECO-ESCOLAS E UM GALARDÃO DE ECO-AGRUPAMENTO

O município da Trofa foi distinguido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa na edição de 2019 do Dia das Bandeiras Verdes, que decorreu no passado dia 18 de outubro, em Guimarães, com doze bandeiras Eco-Escolas e um Galardão de Eco-Agrupamento, distinções que premeiam o trabalho realizado pelos estabelecimentos de ensino do concelho na temática da educação ambiental.

A Bandeira Verde Eco-Escolas foi atribuída à Escola Básica de Querelêdo, à Escola Básica do Castro, à Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro, à Escola Básica de Giesta 1, ao Jardim de Infância de Giesta, à Escola Básica de Feira Nova, à Escola Básica de Fonteleite, à Escola Básica de Vila, à Escola Básica de Portela, à Escola Básica de Estação, à Escola Básica de Cerro 1 e à Escola Básica de Cerro 2.

A Associação Bandeira Azul da Europa agraciou ainda o Agrupamento de Escolas do Coronado e Castro, ao qual pertencem todas as escolas distinguidas, com o Galardão Eco-Escolas, por durante o ano letivo 2018/2019 ter conseguido envolver ativamente e com sucesso todas as suas escolas no Programa Eco-Escolas. 

O município da Trofa também viu premiada a sua colaboração na implementação do Programa Eco-Escolas durante o ano letivo 2018/2019, tendo sido reconhecido como Município parceiro Eco-Escolas. Para Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, este é um incentivo muito importante para os jovens do município, que veem reconhecido, fora da escola, o trabalho que é desenvolvido durante o ano letivo. “É um trabalho que ultrapassa as paredes das nossas escolas, ainda mais quando se fala de sustentabilidade, uma temática que precisa ser tratada desde cedo. É, por isso, um orgulho para o município ver os projetos destes alunos reconhecidos, uma motivação extra para continuar a trabalhar a educação ambiental no nosso concelho”, afirmou o autarca.