Depois das BUT (Bicicletas Urbanas da Trofa), a Câmara Municipal da Trofa vai prosseguir a aposta na promoção da mobilidade sustentável no município, com o lançamento de uma dezena de “Trofinetes”, trotinetas elétricas para utilização partilhada. A primeira estação de disponibilização estará localizada no Parque das Azenhas e começará a funcionar no segundo trimestre de 2020, se a conjuntura pública nacional o permitir.

Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, explicou que “na linha da aposta ambiental que temos levado a cabo no município, as trotinetas elétricas representam uma solução complementar às opções de mobilidade para os cidadãos, concretamente no Parque das Azenhas. Este espaço será o primeiro ponto de partilha das «Trofinetes», que queremos, a todo o tempo, expandir a outros pontos do município”.

Os cidadãos terão de ser maiores de 18 anos para poderem utilizar as trotinetas elétricas e deverão registar-se no balcão de atendimento da Academia Municipal da Trofa – Aquaplace, onde irão receber um cartão de utilizador, pessoal e intransmissível. Relativamente ao registo de utilizador, o sistema exige um registo prévio em formulário, com apresentação do documento de identificação e comprovativo de morada (cartão de cidadão, bilhete de identidade ou passaporte). Depois, só terão de efetuar o pagamento de uma taxa, passar o cartão de utilizador no terminal Trofinetes point, para escolher o equipamento pretendido e começar a usá-lo. O tempo máximo de utilização são 60 minutos e a devolução dos equipamentos deve ser feita no mesmo ponto.

Nesta primeira fase, as “Trofinetes” poderão apenas ser utilizadas no Parque das Azenhas e preveem dois horários de utilização distintos: o horário de verão – de 22 de março a 31 de outubro, entre as 06h00 e as 24h00 – e o horário de inverno – entre 01 de novembro e 21 de março, entre as 07h00 e as 22h00.

Segundo a autarquia, a utilização das “Trofinetes” obedece ao cumprimento do disposto no Regulamento Municipal do Sistema Automático de Partilha de Trotinetas da Trofa em vigor no município, estando o não cumprimento do mesmo sujeito à aplicação das contraordenações previstas.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com