Segundo a Câmara Municipal da Trofa, a velha Escola EB2/3 Professor Napoleão Marques, com mais de 35 anos, “está a ser ‘colocada em caixas’, para dar lugar a uma escola renovada e moderna”.
Este estabelecimento de ensino vai ser profundamente requalificado, a partir deste verão. As obras terão um investimento total de mais de 3 milhões de euros, que vai ser comparticipado, em parte, pela Administração Central, e vão englobar a remoção de todas as coberturas em fibrocimento, a reabilitação de fachadas, de coberturas, de pavimentos e paredes, bem como a reorganização e ampliação dos espaços de ensino e apoio.
A Câmara Municipal da Trofa revelou que tem como objetivo valorizar o espaço escolar, ampliar o edifício principal, unir os vários edifícios e requalificar a zona desportiva, que será preparada para ser utilizada pela escola e pela comunidade.
De acordo com a autarquia, “a ‘nova escola’ vai ser equipada com 13 novas salas de aula, 2 salas de música, 3 salas de EVT, sala de informática, sala de ciências e laboratório”.
“Todas as barreiras físicas e edifícios que impossibilitam a relação com o espaço urbano serão demolidos, para proporcionar novas zonas verdes e áreas de circulação que facilitem o acesso de todos os utilizadores, inclusive de mobilidade condicionada”, afirmou a Câmara Municipal da Trofa. A autarquia acrescentou ainda que “no final desta empreitada, com previsão de execução de 365 dias, vai nascer uma escola renovada, apropriada às necessidades pedagógicas das crianças que a frequentam”.